O professor e advogado sul-mato-grossense, Tiago Botelho foi nomeado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, instância da ONU, para o Grupo de Trabalho que tem como missão construir políticas judiciárias que defendam advogados e ativistas de Direitos Humanos em todo o Brasil.
Conforme determinação da Corte Interamericana, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá organizar o grupo de trabalho e emitir relatório com políticas para que o sistema de justiça mude suas práticas. Tiago é o primeiro advogado de Mato Grosso do Sul a ser nomeado pela Corte para desempenhar a função.
Segundo Tiago Botelho ser escolhido pela Corte lhe garante a oportunidade de construir políticas de melhoria do sistema de justiça. “O caso Sales Pimenta é um entre tantos outros que o estado brasileiro foi omisso em todas as fases processuais, pois não protegeu preliminarmente o advogado, permitiu sua execução, não investigou e não puniu. Seu caso ficaria impune caso a corte internacional não tivesse atuado após 41 anos”.
O Estado brasileiro foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por “graves falências” judiciais que garantiram a impunidade dos responsáveis pela execução brutal de Gabriel Sales Pimenta, advogado de trabalhadores rurais em Marabá, no estado do Pará, no ano de 1982.
O professor defendeu junto ao CNJ que audiências públicas sejam realizadas em estados brasileiros em que a violência aos defensores de Direitos Humanos seja alta, incluindo Mato Grosso do Sul.“Até 2025 teremos a missão de mapear casos de violações de Direitos Humanos que se assemelhem ao do advogado Sales Pimenta”.
As reuniões serão mensais e o produto final será um relatório que deve ser incorporado pelo sistema de justiça.
JD1 No Celular
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PM enfrenta e abate pit bull agressivo durante prisão de traficante no Nova Lima

Nasce Mel, segunda filha de Neymar com Bruna Biancardi

Morre Julian McMahon, ator de 'Quarteto Fantástico', aos 56 anos

Obras no anel viário de Campo Grande seguem neste fim de semana

Vai apostar? Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Cooperação entre AGEMS e Energisa garante maior segurança em manejo de arborização

Promotor pede bloqueio de R$ 366 mil da Nexgen Médica por golpes contra clientes

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal
