Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

TJMS concede recurso à merendeira aprovada em concurso em MS

04 julho 2016 - 14h14TJMS

 

Os desembargadores do Órgão Especial deram provimento ao recurso interposto por M.P.S.O. contra ato do Secretário de Estado e de Administração e Desburocratização e do governador do Estado.

A apelante alega que prestou concurso público para ocupar uma vaga no quadro permanente de pessoal da Secretaria de Educação e passou em 3° lugar para o cargo de Agente de Atividades Educacionais, função de Agente de Merenda, no Município de Aparecida do Taboado. Ressalta que não conseguiu se apresentar a tempo para a posse pois a convocação foi divulgada exclusivamente no Diário Oficial.

Consta nos autos que o edital de abertura previa que a divulgação seria disponibilizada no Diário Oficial do Estado, bem como no site www.concurso.ms.gov.br, no qual a apelante fez todo acompanhamento do processo. Para a apelante, houve quebra das normas do edital e dos deveres de boa-fé da Administração Pública, bem como aos princípios da publicidade e razoabilidade ao convocar M.P.S.O. apenas pelo Diário Oficial.

Alega também que a prova foi realizada no dia 8 de dezembro de 2013 e os resultados divulgados no dia 17 de dezembro de 2014, o que reforça a necessidade da lista de convocados ter sido colocada no site indicado no edital, visto que se passou muito tempo entre as provas e a nomeação dos aprovados.

Por fim, a impetrante pede que seja convocada e nomeada para assumir o cargo para o qual foi devidamente aprovada, via intimação pessoal com Aviso de Recebimento. Em parecer, a Procuradoria- Geral de Justiça manifestou-se pelo provimento do recurso.

A relatora do processo, Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, entendeu que a impetrante tem razão em dizer que a divulgação apenas no Diário Oficial fere seu direito líquido e certo de ser notificada pessoalmente sobre a aprovação no concurso para que possa tomar posse.

“Sob essas circunstâncias, a impetrante foi nomeada e convocada para tomar posse somente em março de 2015 e somente por meio do Edital nº 8.888, publicado pela imprensa oficial em 25/03/15. Foge da razoabilidade esperar de um candidato aprovado em concurso público que acompanhe diariamente a imprensa oficial, durante toda a validade do certame”.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Justiça
Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis
Atheyde Nery
Geral
Athayde Nery assume cargo na Casa Civil
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Justiça
Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS
Defensoria -
Justiça
STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS
Alírio Francisco do Carmo -
Justiça
Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 8/12/2025
Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica