Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Vereadores investigam uniformes produzidos no Paraguai

Após denúncia realizada pela imprensa, vereadores pedem explicações

29 junho 2016 - 07h32Assessoria de Imprensa

Os vereadores Otávio Trad e Edil Albuquerque, ambos do PTB, apresentaram requerimento solicitando explicações urgentes por parte da Prefeitura Municipal de Campo Grande sobre a notícia veiculada pela imprensa local da compra de uniformes escolares no Paraguai, bem como qualidade das roupas que estão sendo distribuídas aos alunos. 

A denúncia provocou indignação da população nas redes sociais e colocou em dúvida a lisura do processo licitatório realizado pela administração municipal. O requerimento foi aprovado por unanimidade.“Vamos apurar com rigor da lei a denúncia das reportagens. Como integrante da Comissão da Constituição e Justiça esclareço que a Câmara vai exigir todas as explicações do Município sobre esse procedimento licitatório e pedir esclarecimentos das empresas envolvidas. Ficou claro que ocorreu uma subcontratação de empresa estrangeira e a péssima qualidade dos uniformes. Isso é muito grave”, afirmou Otávio.
 
Já Edil Albuquerque destacou que está muito preocupado com esse tipo de negociação. “O Poder Público tem que incentivar o mercado de empresas no cenário nacional e local. Além disso, tivemos a certeza da péssima da qualidade do material que foi fabricado o uniforme escolar. Isso demonstra que o prefeito não tem compromisso com a geração de riquezas locais, envolvendo oferta de emprego e renda para nossos trabalhadores”, afirmou.
A funcionária pública Rosangela Vieira foi quem denunciou a compra no Paraguai em reportagem realizada pela TV Campo Grande/SBT. “Quando eu vi a etiqueta foi surpreendida que o uniforme foi produzido no Paraguai. Pera aí, isso não está certo. Peguei um outro uniforme e a mesma coisa. Com tantas empresas aqui na cidade, no Brasil, justamente a prefeitura que deveria dar exemplo, compra produto no Paraguai?”, questionou a servidora. A empresa vencedora da licitação é a Odilara Frassão Calçados Eirelli, mas quem forneceu o material importado foi a Triunfo Comércio e Importação.

A revolta de várias pessoas nas redes sociais ao saberem da compra de material escolar no Paraguai foi imediato. “Eu como mãe de aluno da REME apoio esse investigação, pois minhas filhas estudam desde o Ceinf, hoje em escola municipal e nunca tiveram um uniforme de péssima qualidade como o de agora. Na primeira lavada ja enxe de pêlo, uma das camisetas da minha filha veio rasgada, o short é de péssima qualidade, o tênis veio só para o  pré-escolar, o kit escolar até agora nada. Eu ainda tenho meu esposo que trabalha pra comprar algumas coisas, mais e as famílias carentes que dependem desse kit? Super apoio essa investigação, comentou Maii Ribeiro.

INVESTIGAÇÃO
 
De acordo com a justificativa do requerimento apresentado pelos vereadores Edil e Otávio, os uniformes são de qualidade suspeita quanto ao material utilizado, além de ser de procedência estrangeira. “Nossa preocupação prende-se ao fato que estamos passando por um período de crise em nosso País e como consequência o desemprego, gerando insegurança e carência de bens de primeiras necessidades para os cidadãos. Não seria uma oportunidade de utilizar os recursos públicos de forma lícita para o bem de todos?”, questiona os vereadores. A preocupação dos vereadores é se o procedimento licitatório previa a participação de empresa estrangeira e se foram esgotadas todas as possibilidades para aquisição dos uniformes no Brasil.

No requerimento foi solicitado cópia do Edital do Pregão Presencial envolvendo a compra de uniformes escolares, os documentos apresentados pelas empresas que se habilitadas a participar do procedimento licitatório, nome das empresas vencedoras e subcontratadas, cópia do parecer da Procuradoria Geral do Município que autoriza a adjudicação para a empresa vencedora, no item expresso no Edital: “Empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País – decreto de autorização e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente e cópia de documentos da Receita Federal referente a legalização da importação dos produtos oriundos do Paraguai, objeto do citado Pregão Presencial.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Geral
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Justiça
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Operação mira desvio de recursos públicos em Bataguassu -
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra fraude em obra pública em Bataguassu
Foto: Aline Kraemer
Geral
Reajuste dos servidores do Poder Legislativo é sancionado
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Interior
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Governador Eduardo Riedel e ministra Simone Tebet com o presidente da Petrobras
Geral
Riedel acompanha presidente da Petrobrás em visita à UFN3 em Três Lagoas nesta sexta
Viu o William? Família procura por azulejista desaparecido na Capital
Geral
Viu o William? Família procura por azulejista desaparecido na Capital
Foto: Kelson Rene/ Mundo Cross
Geral
Com entrada franca, Campeonato Brasileiro de Motocross acontece no fim de semana
Fernanda e Pitel
Geral
Do BBB para o Multishow! Fernanda e Pitel apresentarão programa do canal

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria