O município de Vicentina, a 250 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Decreto nº 117, de 24 de abril de 2025, foi assinado pelo prefeito Cléber Dias da Silva e publicado no Diário Oficial (edição 1353).
A medida foi tomada diante do risco de epidemia de dengue, chikungunya, zika e oropouche, arbovirose também transmitida por mosquito. O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas para conter o avanço das doenças, como a compra de materiais, contratação de serviços e de pessoal por tempo determinado.
A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável por coordenar as ações e poderá editar normas complementares. A administração municipal poderá realizar campanhas educativas, visitas a imóveis para eliminação de focos do mosquito, limpeza de terrenos abandonados e recolhimento de materiais que favoreçam a proliferação do vetor.
O decreto também permite o ingresso forçado em imóveis particulares abandonados, caso seja necessário para combater os focos do mosquito. A situação de emergência permanecerá enquanto não houver estabilização do cenário sanitário.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores entram na Justiça para derrubar eleição da mesa diretora em Rio Brilhante

Acusado de assediar mulher, jovem é espancado por trio em Jardim

Justiça de MS permite que réus condenados por homicídio fiquem soltos, contrariando o STF

Com passagem por latrocínio, 'Bola' é preso por perseguir mulher em Três Lagoas

Briga em torneio de pesca deixa três esfaqueados e um em estado grave em Três Lagoas

Homem é morto a tiros em frente a bar e suspeito é preso em Rio Brilhante

Decisão do STJ mantém 'Frescura' preso, suspeito de corrupção em Sidrolândia

Réu por corrupção em Sidrolândia segue com tornozeleira, decide TJ

Após confusão, adolescente ameaça 'rival' com faca em Ribas
