O município de Vicentina, a 250 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Decreto nº 117, de 24 de abril de 2025, foi assinado pelo prefeito Cléber Dias da Silva e publicado no Diário Oficial (edição 1353).
A medida foi tomada diante do risco de epidemia de dengue, chikungunya, zika e oropouche, arbovirose também transmitida por mosquito. O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas para conter o avanço das doenças, como a compra de materiais, contratação de serviços e de pessoal por tempo determinado.
A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável por coordenar as ações e poderá editar normas complementares. A administração municipal poderá realizar campanhas educativas, visitas a imóveis para eliminação de focos do mosquito, limpeza de terrenos abandonados e recolhimento de materiais que favoreçam a proliferação do vetor.
O decreto também permite o ingresso forçado em imóveis particulares abandonados, caso seja necessário para combater os focos do mosquito. A situação de emergência permanecerá enquanto não houver estabilização do cenário sanitário.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Morre motociclista que acertou coqueiro e ficou oito dias internado em Três Lagoas

MP vai fiscalizar a Controladoria da Prefeitura de Deodápolis

JD1TV: Jaguatirica é encontrada morta com sinais de atropelamento em Nova Andradina

Prefeitura de Ladário deve revogar contrato de R$ 259 mil com escritório de advocacia, diz MP

Motorista morre em colisão frontal com carreta na MS-276, em Anaurilândia

MP recomenda suspensão de doações de terrenos públicos sem rito legal em Bela Vista

Soldado do Exército de Bela Vista morre afogado no rio Apa

'Por mim, morria queimada': vizinha denuncia morador por homofobia em Ponta Porã

Pistoleiro mata rapaz na frente de amigos em Rio Brilhante
