Por unanimidade, desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negaram pedido de liberdade a Ângelo Gabriel Pereira França, de 55 anos, acusado de matar o patrão, Vilson José Tondato, de 65 anos, no dia 28 de abril, no Sítio Jardim do Éden, em Deodápolis.
O desembargador relator Jairo Roberto de Quadros destacou que o pedido baseia-se na alegação de legítima defesa, mas ressaltou que essa tese depende de análise mais aprofundada, com produção de provas, o que não é possível na via do habeas corpus. Segundo ele, existem elementos que indicam o contrário do alegado, tornando inviável a concessão da liberdade neste momento.
O magistrado explicou que a análise do pedido deve se limitar à verificação da legalidade da prisão preventiva com base nos elementos já disponíveis, sem aprofundar o exame das provas. “A decisão sobre a prisão deve considerar a periculosidade do agente, a gravidade da conduta e a necessidade de proteção à ordem pública”, afirmou.
Ainda conforme o desembargador, o caso apresenta gravidade concreta que justifica a manutenção da prisão. Além disso, a dinâmica dos fatos e as circunstâncias apontam para risco à segurança social, reforçando a necessidade da custódia cautelar.
O relator também lembrou que, apesar do réu ter condenação anterior sem registro recente, a prisão preventiva não se baseia apenas nisso, mas sim na garantia da ordem pública para evitar a repetição de crimes.
Por fim, foi ressaltado que as condições pessoais favoráveis do acusado não são suficientes para justificar a revogação da prisão, conforme entendimento das cortes superiores.
Diante do exposto, o pedido de habeas corpus foi conhecido parcialmente e negado por unanimidade pelos desembargadores do TJMS. A defesa pode recorrer ao STJ.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem de 37 anos morre no hospital após acidente de trânsito no centro de Tacuru

Dourados enfrenta surto de chikungunya com cinco óbitos, incluindo um bebê, em 2026

Fazenda avaliada em R$ 50 mi é alvo de disputa e Justiça determina reintegração de posse

TCE-MS suspende execução de emendas e aponta falhas em transparência em municípios de MS

Adolescente denuncia ter sido agredida por professor em escola de Deodápolis

Assassino de garota de programa é condenado a 35 anos de prisão em São Gabriel do Oeste

Casal é encontrado morto dentro de residência em Anastácio

Homem é morto a facadas após confusão em Dourados

Briga entre famílias termina com seis acusados de tentativa de homicídio em Dourados


Vilson Tondato - (Foto: Reprodução)



