A ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bonito em 2019, Luísa Aparecida Cavalheiro de Lima, foi condenada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) devido a irregularidades nas contas anuais da casa de leis. Atualmente exercendo o cargo de vereadora, ela recebeu uma multa no valor de 60 UFERMS.
As falhas apontadas pelo TCE-MS incluem a remessa tardia dos balancetes ao SICOM, desobedecendo o artigo 45 da Resolução n. 88/2018. Embora o atraso não tenha prejudicado a análise final das contas, o Tribunal recomendou que a vereadora observe com mais rigor os prazos para envio de dados.
Outro ponto destacado foi a ausência das notas explicativas, que são parte essencial das demonstrações contábeis conforme normas contábeis. O Tribunal recomendou à gestora que aperfeiçoe o processo de elaboração das notas e as publique conjuntamente com os demonstrativos contábeis.
Além disso, houve falta de divulgação das informações em meio eletrônico, violando o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. O site da Câmara Municipal não disponibilizava os demonstrativos contábeis nem informações detalhadas sobre a execução das despesas.
Luísa Aparecida Cavalheiro de Lima tem agora 45 dias úteis para recolher a multa ao FUNTC/MS, conforme decisão do Tribunal. Para mais detalhes sobre a decisão, a íntegra pode ser acessada [aqui].
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estabelecimentos são alvo de operação contra furto e receptação de cabos e fios em Corumbá

Mulher invade residência e quebra telhado após desentendimento em Maracaju

Homem com extensa ficha criminal morre após confronto com polícia em Sonora

Homem atropela mulher e tenta forjar acidente para ocultar tentativa de feminicídio em MS

Mesmo com medida protetiva, companheiro agride mulher em aldeia indígena de Dourados

Força Tática apreende drogas e desarticula transporte que abasteceria festa em Deodápolis

Homem é atingido por árvore durante corte em Maracaju e morre em hospital de Campo Grande

VÍDEO: Mulheres 'atracadas' em briga são presas pela PM durante evento em Maracaju

Caso de maus-tratos contra criança termina com prisão de mãe em Dourados


Luisa Aparecida Cavalheiro de Lima - (Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Bonito-MS )



