O Ministério Público Estadual (MPMS) fez uma recomendação formal à prefeitura de Corumbá para reforçar a segurança dos foliões durante os festejos do Carnaval de 2026. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Pedro de Oliveira Magalhães e estabelece uma série de medidas que devem ser adotadas antes do início das festividades.
Entre as principais exigências está a contratação de segurança privada, regularmente constituída e em número compatível com a estimativa de público de cada bloco carnavalesco. A recomendação também determina a manutenção de equipes de brigadistas capacitados, com atuação voltada à prevenção de incêndios e ao pronto atendimento de emergências médicas.
Outro ponto destacado pelo MPMS é a proibição do uso de recipientes de vidro. Fica vedada a venda, o porte, a distribuição e a circulação de bebidas em garrafas ou copos de vidro nas áreas privativas dos blocos e nos carros de apoio. A orientação é para o uso exclusivo de copos plásticos e latas, como forma de evitar cortes e lesões graves e preservar a integridade física dos foliões.
A recomendação também cobra rigor no cumprimento dos horários oficiais de desfile e dispersão, a fim de evitar atrasos, “buracos” na avenida, sobreposição de blocos e aglomerações que possam gerar risco à segurança pública.
O MPMS orienta ainda que os blocos promovam o cadastramento prévio junto aos órgãos competentes, com identificação completa do responsável legal, incluindo nome, CPF e contato, além da definição exata da data e do local de concentração.
No campo estrutural, a recomendação exige a autorização prévia e vistoria do Corpo de Bombeiros Militar em todas as estruturas utilizadas, como trios elétricos, carros de apoio e alegorias. O funcionamento e o desfile só poderão ocorrer mediante o cumprimento das normas de prevenção contra incêndio e pânico.
Também foi determinado que os veículos e alegorias apresentem condições mecânicas adequadas, estabilidade estrutural e proteção de partes expostas, como rodas e geradores. O controle de acesso deve ser rigoroso para impedir que pessoas não autorizadas subam em veículos em movimento.
O documento reforça ainda a necessidade de respeito integral ao trajeto oficial, às regras de concentração, deslocamento e dispersão definidas pelo Município e pelos órgãos de segurança, evitando paradas não programadas que possam obstruir vias de emergência.
Por fim, o promotor destaca que a coordenação dos blocos é responsável direta por orientar integrantes e foliões quanto ao cumprimento das diretrizes, devendo atuar de forma ativa para coibir excessos.
O MPMS alerta que o descumprimento da recomendação poderá resultar em medidas corretivas imediatas, adotadas pela Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública, inclusive com a interrupção do desfile, caso seja necessário para garantir a ordem pública e a segurança coletiva.
Em caso de descumprimento, poderão ser adotadas medidas judiciais cabíveis, com eventual responsabilização pessoal dos responsáveis. A recomendação foi encaminhada à Diretora-Presidente da Fundação de Cultura, aos blocos independentes, oficiais e de sujos, além das Polícias Militar e Civil, que irão acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas em apoio ao MPMS.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tribunal de Contas suspende licitação de R$ 3,7 milhões em Corumbá

Nível do Rio Aquidauana eleva rapidamente e atinge praticamente o limite

Genro que matou sogro se apresenta à polícia em Sidrolândia

Câmara de Deodápolis responde promotor e nega irregularidades em pagamentos de diárias

Servidor de Nova Andradina morre dias após acidente entre motocicletas

Traficante é preso em Amambai com 1,2 tonelada de maconha em carro roubado

A caminho de casa, homem é assassinado a tiros em Itaporã

Vídeo! Criança de 2 anos cai em buraco e é resgatada pelos bombeiros em Ivinhema

Homem morre afogado enquanto tomava banho em balneário de Naviraí

Carnaval - Foto: Clóvis Neto 



