O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) condenou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, por irregularidades no uso de recursos do Fundeb e na gestão do transporte escolar. A decisão resultou em multa de 100 UFERMS, conforme julgamento unânime do Tribunal.
A fiscalização identificou problemas em veículos usados no transporte de alunos, incluindo câmeras de ré inoperantes ou ausentes, extintores vencidos, tacógrafos com falhas, pneus desgastados e forros internos danificados. Parte da frota também estava com claraboias presas por cordas e para-brisas trincados, colocando em risco a segurança dos estudantes. Mesmo após ser intimada, a Prefeitura não comprovou a correção das falhas.
O TCE também constatou que o município não controla adequadamente os contratos com empresas terceirizadas responsáveis por 10 linhas do transporte escolar, deixando de apresentar planilhas de frequência e relatórios completos de tacógrafos.
Sobre a aplicação do Fundeb, a auditoria identificou o pagamento de salário com recursos da cota de 70%, destinada exclusivamente a profissionais da educação básica, para uma servidora que atua na Coordenadoria de Empreendedorismo, situação proibida pela legislação.
O Tribunal determinou a suspensão desse pagamento e exigiu que o atual gestor comprove, em até 60 dias, a regularização da situação dos veículos, a melhoria do controle dos contratos e o cumprimento das normas de aplicação do Fundeb.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem em surto invade casa de idosos e morre em Três Lagoas

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Adolescente mata pai a facada em Coxim

Empresário perde quase R$ 30 mil após cair em golpe do falso tabelião em Dourados

Ação rápida da Polícia Militar salva homem com crise convulsiva em Paranaíba

Polícia Civil incinera 2 toneladas de drogas em Três Lagoas durante Operação

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Justiça manda Estado pagar aposentadoria a ex-PM expulso por homicídio em Jardim


Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS (Foto: Mary Vasques)



