Menu
Menu
Busca domingo, 18 de janeiro de 2026
Interior

União autoriza exploração comercial de gruta Nossa Senhora Aparecida, em Bonito

De acordo com relatório do Iphan, o local é desprovido de água e apresenta pouca iluminação natural

24 maio 2024 - 18h09Da Redação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos concedeu cessão onerosa, um sistema no qual a União cede o direito de exploração de um recurso natural de sua propriedade em troca de uma remuneração pré-estabelecida, da Gruta Nossa Senhora Aparecida, localizada em Bonito no Mato Grosso do Sul, em uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24).

O objetivo é permitir a exploração comercial, por 20 anos, na modalidade visitação/contemplação.

A portaria assinada pelo superintendente do Patrimônio em MS, Tiago Botelho, estabelece prazo de quatro anos para instalação do empreendimento, a contar da data de assinatura do contrato. A exploração é reivindicação antiga do Município e a regulamentação é necessária para a construção de estrutura de apoio e para atender requisitos legais previstos no plano de manejo.

De acordo com relatório do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Gruta Nossa Senhora Aparecida é desprovida de água e apresenta pouca iluminação natural. É constituída por único e grande salão, com 100 metros na parte com maior extensão.

“Bonito ganha um novo passeio turístico. Essa era uma demanda antiga do prefeito Josmail que a SPU conseguiu com muito trabalho entregar. Estamos aos poucos unindo e reconstruindo o Brasil”, disse Botelho.

Superintendente da SPU-MS e o Prefeito de Bonito

Ainda conforme a portaria, fica estabelecido o valor mínimo de retribuição anual de R$ 42 mil, valor que deve ser repassado diretamente à União, a título de remuneração pelo uso privativo e com exploração econômica. Este valor será pago em parcelas mensais e sucessivas vencíveis no último dia útil de cada mês.

Em caso de desistência da utilização do imóvel no período de carência concedida, cabe ao cessionário informar a Superintendência do Patrimônio da União no Mato Grosso do Sul, que emitirá DARF correspondente ao tempo em que o imóvel ficou em sua posse, para o imediato pagamento.

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, ressalta que “este é mais um atrativo turístico do município e fará parte da rota das cavernas, que contará, além da gruta Nossa Senhora Aparecida, com a Gruta do Lago Azul e Gruta São Miguel”. Há dois anos a Prefeitura Municipal está empenhada nesse projeto e é uma alegria ver tudo isso acontecendo”, acrescentou ele.

Gruta Nossa Senhora Aparecida

A gruta fica localizada na mesma fazenda em que se encontra a Gruta do Lago Azul. Em ambos locais há a ocorrência de estalagmites e estalactites.

Até então, a Gruta Nossa Senhora Aparecida está fechada ao público por questões de segurança. Entre os principais motivos para que a Gruta não pudesse receber visitação, estava a falta de estudos comprovassem a segurança do local.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem com deficiência denuncia abuso sexual e vizinho é detido em Rio Brilhante
Interior
Jovem com deficiência denuncia abuso sexual e vizinho é detido em Rio Brilhante
Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em lava jato de Ponta Porã
Interior
Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em lava jato de Ponta Porã
Foto: Nova Notícia
Interior
Homem denuncia comerciante por ameaças com arma após suposta 'cantada'
O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário
Interior
Homem é preso por importunar criança de 8 anos e liberado após depoimento em Três Lagoas
Motociclista foi socorrido pelo Samu
Interior
Motociclista sofre fratura na perna ao ser atingido por árvore em temporal em Dourados
Imagem Ilustrativa
Interior
Padrasto é preso acusado de estuprar enteada de 5 anos em Dourados
O autor foi autuado em flagrante, e a Polícia Civil representou pela conversão da prisão em preventiva
Interior
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em Três Lagoas
Foram mais de 110 mil vouchers distribuídos no ano
Interior
Nascente Azul lidera visitações em Bonito pelo sexto ano consecutivo
Arma usada no crime em Mundo Novo
Interior
Operação prende suspeito de homicídio em tabacaria e atirador segue foragido em Mundo Novo
Um dos carros apreendidos - Foto: Divulgação
Polícia
Fiscalização da PRF em Bataguassu e Nova Alvorada do Sul apreende veículos com "muambas"

Mais Lidas

Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Polícia
Adolescente é apreendido com droga e dois são presos por tráfico na Capital
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Polícia
Criminosos são presos no Jardim São Lourenço após roubarem carro e serem perseguidos
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Justiça
Prefeitura diz que não houve aumento de taxas no IPTU e defende 'correção' na Justiça