O adolescente americano, Adam Burton, 17 anos, fraturou a mandíbula e perdeu vários dentes após um cigarro eletrônico explodir em sua boca. O caso aconteceu em março de 2018, na zona rural de Ely, no Nevada, mas foi detalhado na quarta-feira (19), pela revista New England Medical Journal.
Em entrevista a um canal de TV, Kailani Burton, que é mãe do adolescente, disse que o filho tentava se livrar do vício em tabaco quando adquiriu o cigarro eletrônico de um fabricante conhecido como VGOD e usava o aparelho regularmente até o incidente.
Kailani relatou que, na ocasião, teve de dirigir por cinco horas para levar o seu filho ao hospital pediátrico mais próximo, em Salt Lake City.
Dra. Katie Russel, uma das cirurgiãs que atendeu o adolescente, contou que ele teve uma lesão na parte superior da mandíbula, além de queimaduras graves nos lábios. O outro cirurgião que atendeu Adam, Dr. Jonathan Skirko, disse ao NY Daily News que os ferimentos do adolescente foram os primeiros do tipo que ele já viu. Ironicamente, após o incidente, Adam conseguiu finalmente deixar de fumar.
Os cigarros eletrônicos funcionam à base de bateria, que deve ser recarregada. O usuário puxa o ar por um cartucho onde fica a água misturada com um líquido que normalmente contém nicotina.
Segundo a organização americana FDA, ou Food and Drug Administration, que regula estes dispositivos, na maioria dos casos, as explosões ocorrem quando a bateria de iões de lítio sobreaquece.
O aumento do uso do cigarro eletrônico tem preocupado as autoridades americanas. De acordo com um relatório FDA, cerca de 3,6 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio usaram cigarros desse tipo no ano passado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


O caso aconteceu em 2018, mas foi detalhado nesta semana em uma revista (Reprodução)


