Por decisão do governo de Israel, o Aeroporto Ben-Gurion e o espaço aéreo israelense permanecem fechados a todos os voos, sem previsão de reabertura, exceto para voos com permissão prévia excepcional, concedida pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (ICAA) e pelo centro de operações do respectivo aeroporto internacional.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv informou que neste momento não há um plano para eventual operação de repatriação ou evacuação de brasileiros a partir de Israel.
A partir das 18h00 de 18 de junho, o Comando da Frente Interna decidiu reduzir o nível de alerta na maior parte do país para estado de “Atividade Limitada”, que vigorará, a princípio, até às 20h00 de 20 de junho.
Vale lembrar que a comitiva de prefeitos, secretários e autoridades brasileiras já deixaram o país por via terrestre em direção à Jordânia, de onde voam para o Brasil em voos comerciais.
Nesse contexto, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv segue recomendando que os cidadãos brasileiros em Israel permaneçam em seus locais de hospedagem ou residência e mantenham atenção às diretrizes de segurança e eventuais alertas de ataques iminentes publicados pelo Comando da Frente Interna.
"Cidadãos brasileiros que optem por deixar o país através de fronteiras terrestres deverão fazê-lo por meios próprios, planejar seu deslocamento com antecedência e avaliar os riscos, com atenção especial às orientações de segurança pertinentes e a eventuais exigências de visto nos países para os quais tencionam deslocar-se. A assistência consular possível nesses casos é limitada".
Neste momento, os postos de fronteira terrestre encontram-se operacionais, com os seguintes horários de funcionamento em dias de semana:
- Ponte Allenby: 08:00-14:30 (exclusivamente para portadores de passaportes diplomáticos e oficiais)
- Travessia Yitzhak Rabin: 08:00-20:00
- Travessia do Rio Jordão: 09:00-16:00
- Travessia de Taba: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Na sexta-feira (20/6) e no sábado (21/6), são os seguintes os horários de funcionamento previstos dos postos de fronteira:
- Ponte Allenby: 08:00-12:00 (na sexta-feira, fechado no sábado) (exclusivamente para portadores de passaportes diplomáticos e oficiais)
- Travessia Yitzhak Rabin: 08:00-20:00
- Travessia do Rio Jordão: 09:00-14:00
- Travessia de Taba: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Informações atualizadas sobre horário de operação dos postos de fronteira, pagamento de taxas e demais orientações devem ser acessadas antes do deslocamento por meio de consulta prévia em: https://www.iaa.gov.il/en/ (clicar em Land Borders no Menu Superior).
As informações relativas a horários de funcionamento dos postos de fronteira e a restrições de segurança determinadas pelo Comando da Frente Interna de Israel (Homefront Command/Pikud HaOref) estão sujeitas a alterações a qualquer momento.
Veja, abaixo, os canais de contato com a Embaixada:
- Email: [email protected]
- Página web: https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
- Facebook: facebook.com/embaixada.brasil.telaviv
- Instagram: @brasil.em.israel
- X/Twitter: @BrazilinIsrael
Plantão Consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv: +972 54-803-5858.
Plantão Consular da Embaixada do Brasil em Amã: +962 07 7558 4460.
Plantão Consular da Embaixada do Brasil no Cairo: +20 122 244 4808.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Wisam Hashlamoun/Anadolu via Getty Images 



