O Conselho de Paz norueguês anunciou que não realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz 2025, destinado à líder da oposição venezuelana María Corina Machado.
Formado por 17 organizações, o Conselho esclareceu que a decisão não interfere na nomeação oficial da ganhadora pelo Comitê Norueguês do Nobel.
Segundo o comunicado, a medida foi tomada após avaliação das organizações associadas, que entenderam que o prêmio não estava alinhado com os valores do Conselho.
“Esta é uma decisão difícil, mas necessária”, afirmou Eline H. Lorentzen, presidente do Conselho, ressaltando a importância de manter a fidelidade aos princípios da instituição. Ela acrescentou que o trabalho do Conselho continuará voltado para paz, desarmamento, diálogo e resolução de conflitos por métodos não violentos.
María Corina Machado recebeu o prêmio em 10 de outubro, reconhecida pelo Comitê do Nobel “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos na Venezuela e pela luta para uma transição pacífica da ditadura para a democracia”.
Machado liderou a oposição nas eleições presidenciais de julho de 2024, contestadas pelo regime de Nicolás Maduro, e atualmente vive escondida por temor de prisão.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA

Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coagir ministros; Defensoria Pública assume defesa

Filho guarda corpo mumificado da mãe há anos para receber aposentadoria dela e acaba preso

VÍDEO: Explosão atinge navio cargueiro no porto de Los Angeles


Líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado (REUTERS/Maxwell Briceno)



