O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama classificou como um “espetáculo de circo” o vídeo com conotação racista que foi publicado e depois removido nas redes sociais pelo atual presidente Donald Trump, e que retratava ele e a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos.
Em entrevista ao podcast do comentarista Brian Tyler Cohen, Obama — sem mencionar Trump diretamente — disse neste domingo (15) que “vergonha e decoro” desapareceram da política e que os eventos recentes nas redes sociais e na televisão refletem essa perda. Ele afirmou ainda que a maioria dos cidadãos “acha este comportamento profundamente perturbador”.
O vídeo em questão foi publicado em 5 de fevereiro na plataforma Truth Social e incluía alegações não comprovadas sobre fraude nas eleições presidenciais de 2020, nas qual Trump foi derrotado. Na parte final, que durou cerca de dois segundos, o casal Obama aparecia com seus rostos sobrepostos a corpos de primatas — um elemento considerado por analistas e críticos como um tropo racista histórico. O conteúdo foi apagado da conta de Trump cerca de 12 horas depois diante de uma forte reação pública e política nos Estados Unidos.
Antes de remover a postagem, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, defendeu o vídeo como um “meme da internet” e criticou o que chamou de “falsa indignação”. Trump, por sua vez, afirmou à imprensa que não viu a parte ofensiva do vídeo e recusou-se a pedir desculpas, dizendo que “não cometeu erro”.
A repercussão do caso extrapolou os limites partidários, com líderes republicanos e democratas condenando a divulgação do conteúdo, e reacendeu debates sobre racismo, conduta presidencial e o papel das redes sociais na política americana.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Wagner Moura entra em lista de 50 pessoas mais influentes dos EUA

Vídeo: Navios da Marinha dos EUA colidem durante operação no Caribe

Câmara argentina reduz idade penal de 16 para 14 anos

Confiança da população no SUS aumenta nos últimos anos, revela levantamento da OCDE

Ataque a tiros em escola deixa 10 mortos no Canadá; suspeita é encontrada sem vida

Estudante é baleado durante ataque a tiros em escola nos EUA

Vídeo racista contra casal Obama é apagado pela Casa Branca e funcionário é demitido

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos; assista


Trump, Obama e Michelle e um evento (Jonathan Ernst/Reuters)


