
Um forte terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a região da Terra do Fogo, entre o extremo sul do Chile e da Argentina, na manhã desta quinta-feira (2).
O tremor, com epicentro localizado no mar, a 219 km ao sul de Ushuaia (Argentina), ocorreu às 9h58 no horário de Brasília, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo sísmico teve foco a apenas 10 km de profundidade, na Passagem de Drake — área marítima entre o sul do continente sul-americano e a Antártida. Até as 11h43, o USGS já havia registrado pelo menos seis tremores secundários na região.
Apesar da intensidade, não há relatos de danos estruturais nas cidades mais próximas. Como medida preventiva, porém, autoridades chilenas e argentinas iniciaram evacuações em áreas costeiras devido ao risco de tsunami.
No Chile, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) determinou a retirada de pelo menos 1.825 pessoas da região de Magallanes. Já o governo argentino orientou a saída de cerca de 100 moradores de Puerto Almanza, localidade situada a 75 km de Ushuaia, na costa do Canal de Beagle. As atividades de navegação na área também foram temporariamente suspensas.
O alerta de tsunami foi parcialmente cancelado. A ameaça já foi descartada para o território Antártico Chileno, mas o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile ainda mantém o aviso para partes da região de Magallanes.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) informou que, com base em todos os dados disponíveis, não há mais risco de tsunami significativo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Trump ameaça alinhamento do Brics e países membros respondem

JD1TV: Homem tenta impressionar amigos e morre ao saltar de cabeça em piscina rasa

Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 67

Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais

Banhistas voltam ao Rio Sena após 101 anos: Paris libera mergulhos durante verão

Tempestades no Texas deixam ao menos 27 mortos e dezenas de desaparecidos

JD1TV: Posto de gasolina explode e deixa mais de 40 feridos na Itália

Diddy é condenado por transporte para prostituição, mas absolvido de crimes graves

Congresso vota pacote de Trump para maior restrição à imigração
