O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, realizou nesta quarta-feira (8) o primeiro pronunciamento após o primeiro ataque de retaliação do Irã que atingiu com bombas duas bases dos EUA no Iraque e disse que o Irã tem que abrir mão de seu arsenal nuclear.
O discurso era muito esperado, feito um dia após o bombardeamento do Irã nas bases americanas. Apesar de não falar explicitamente do ataque Iraniano, o presidente norte-americano manteve sua atitude ameaçadora, como fez recentemente em sua conta na rede social Twitter.
Trump cobrou que o país rival abandona-se do programa nuclear e caso contrário, novas sanções serão adotadas. “Enquanto eu for presidente dos EUA o Irã não terá uma arma nuclear. Nossas forças estão prontas para o que for necessário. Nações toleraram o comportamento desestabilizador do Irã por anos. Esses dias acabaram. O Irã deve abandonar suas ambições nucleares e seu apoio ao terrorismo”, disse.
O presidente ainda afirmou que os Estados Unidos estão preparados para uma possível paz entre os dois países. “Uma mensagem aos líderes e ao povo do Irã. Queremos que vocês tenham o futuro que merecem, com prosperidade. A destruição do ISIS, Estado Islâmico, é boa para o Irã. E devemos trabalhar juntos nesta prioridade”, propôs.
Donald também deu sua justificativa para o assassinato do líder iraniano, Qassem Soleimani.“Nenhuma vida dos EUA e do Iraque foi perdida por conta da ação do nosso sistema de inteligência. Soleimani foi responsável por algumas das maiores atrocidades, lançando ataques terroristas contra alvos civis. Promoveu guerras por toda a região e assassinou milhares de americanos. Ele deveria ter sido exterminado há muito tempo”.
Em resposta a oposição, Trump disse que conflito não é por conta de petróleo. “Nós somos o maior produtor de óleo e gás natural no mundo. Nós não precisamos do óleo do Oriente Médio”.
O presidente norte-americano aproveitou o anúncio e mandou uma mensagem as outras nações. “O tempo chegou para o Reino Unido, a China, a Rússia e a Alemanha reconhecerem isso. Devemos trabalhar juntos para fazer um acordo com o Irã que faça do mundo um lugar mais seguro. O Irã pode ser um grande país. Hoje, vou pedir à OTAN, Organização do Tratado do Atlântico-Norte, para ficar mais envolvida no processo do Oriente Médio”, concluiu.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


O presidente dos Estados Unidos da América, Donald J. Trump (Eva Marie Uzcategui/Reuters)



