O conselheiro Waldir Neves Barbosa voltou a trabalhar no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) nesta quinta-feira (15). Ele estava afastado desde dezembro de 2022, sob suspeita de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. O processo contra ele tramita morosamente no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A reintegração ocorreu após liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (14), em edição extra do Diário Oficial do TCE-MS, o presidente do Tribunal, Flávio Esgaib Kayatt, publicou a decisão determinando a imediata reintegração de Waldir Neves, cumprindo a determinação do STF.
Nesta quinta-feira (15), conforme edição extra do Diário Oficial do TCE-MS, número 4049, o conselheiro já retomou suas atividades e tomou decisões administrativas. Entre elas, determinou a exclusão de processos da pauta do Conselheiro Substituto Célio Lima de Oliveira nas sessões virtuais previstas para ocorrer entre os dias 19 e 22 de maio de 2025.
Por que ele voltou?
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar em favor de Waldir Neves Barbosa. A decisão foi tomada no âmbito de um Habeas Corpus impetrado pela defesa do conselheiro, que alegou constrangimento ilegal por excesso de prazo no processo que tramita no STJ.
A defesa argumentou que as medidas cautelares contra Neves vinham sendo prorrogadas de forma indefinida e sem revisão adequada, o que violaria o princípio da razoável duração do processo.
Na decisão, Moraes reconheceu a demora e, mesmo com Neves ainda respondendo à ação por corrupção no STJ, autorizou seu retorno. Segundo o ministro, o prolongamento injustificado de medidas cautelares fere a jurisprudência do STF e compromete o andamento justo do processo.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

Homem processa vizinho barulhento e juiz impõe multa de R$ 30 mil em Campo Grande


Waldir Neves (Foto: Divulgação)



