Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, é celebrado em todo o país o Dia da Justiça, feriado instituído pelo Decreto-Lei nº 8.292/1945, criado para homenagear o Poder Judiciário e todos os profissionais responsáveis pela defesa e aplicação da lei no Brasil.
Em razão da data, tribunais, fóruns e órgãos do Judiciário não funcionam, sendo o feriado considerado “para efeitos forenses”, ou seja, voltado especificamente às atividades judiciais.
No Mato Grosso do Sul, o Tribunal de Justiça (TJMS) — instância máxima do Judiciário estadual e presidido pelo desembargador Dorival Renato Pavan — divulgou nota à população reforçando a importância do Judiciário e o papel da instituição.
No comunicado, o TJMS afirma que “reafirma o compromisso público de oferecer uma prestação jurisdicional cada vez mais acessível, moderna e sensível às necessidades da população. A Justiça nasce do diálogo, da responsabilidade e da dedicação de todos que atuam para transformar direitos em realidade”.
O Tribunal também destacou o simbolismo da data: “O Dia da Justiça celebra a força de uma instituição que sustenta direitos, protege garantias e impulsiona a construção de uma sociedade mais equilibrada e democrática. A data destaca o valor do respeito às leis, da confiança social e do trabalho contínuo que move o Judiciário brasileiro”.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Policial penal de MS preso por ligação com o PCC diz que é pastor e quer liberdade

Suspenso nesta segunda-feira, confira o atendimento da Justiça Itinerante nesta semana

STF volta a julgar marco temporal na próxima quarta-feira

TSE encerra teste público de segurança das urnas eletrônicas

STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS








