Menu
Menu
Busca domingo, 15 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Justiça

Tânia Borges permanece afastada do cargo

Raquel Dodge, procuradora-geral da República emitiu parecer pela manutenção do afastamento da desembargadora

16 abril 2019 - 08h28Rayani Santa Cruz, com "O Jacaré"    atualizado em 16/04/2019 às 08h57

Um parecer pedindo o a manutenção do afastamento da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges da função no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi emitido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Ela ressaltou que são graves os indícios de advocacia e atos de corrupção cometidos pela magistrada, que está afastada do cargo desde outubro do ano passado e enfrenta dois processos administrativos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Conforme o blog "O Jacaré", a manifestação da PGR ocorreu no segundo mandado de segurança, que já teve pedido de liminar negado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. Antes de voltar a analisar o pedido, ele pediu explicações ao CNJ e as manifestações de praxe do MPF e da Advocacia Geral da União.

A 1ª Turma do STF deverá retomar o julgamento do primeiro mandado de segurança, que teve a análise suspensa em 18 de dezembro do ano passado. O ministro Alexandre de Moraes pediu vistas para análise do caso e devolveu o processo para retomar o julgamento na sexta-feira.

Neste caso, em que foi afastada pela primeira vez, a desembargadora é acusada de usar a estrutura da Polícia Civil e a influência para tirar o filho, o empresário Breno Fernando Solon Borges, do presídio de Três Lagoas em julho de 2017.

No segundo mandado de segurança, o CNJ afastou Tânia Garcia em decorrência das denúncias feitas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Ministério Público Estadual. Na "Operação Oiketicus", que apurou o envolvimento de policiais militares com a Máfia do Cigarro, os promotores descobriram conversas em aplicativos do tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa com a magistrada.

As investigações apontaram indícios de interferência no julgamento de um recurso. Eles teriam acertado a venda de 3 mil cabeças de gado. Para o corregedor-nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, há indícios gravíssimos de que ela cometeu os crimes de advocacia administrativa e corrupção em aparente violação à Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura. Para o CNJ, a permanência da desembargadora no cargo gera riscos de que atue com o objetivo de dificultar o acesso às provas existentes em seu gabinete e também no que diz respeito aos depoimentos de partes, servidores, magistrados e advogados para esclarecer os fatos.

“Ressalte-se que os fatos imputados à desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges são extremamente graves e dizem respeito a possíveis atos de corrupção no julgamento de recurso, havendo mácula exatamente em seu mister precípuo, que é julgar, surgindo fundadas dúvidas quanto à lisura e imparcialidade sobre as decisões em geral que por ela venham a ser proferidas”, observou o magistrado em trecho destacado pelo MPF.

Para Raquel Dodge, não há direito líquido e certo a ser analisado no mandado de segurança para suspender o afastamento da desembargadora das funções no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ela concluiu que a motivação é idônea e suficiente para afastá-la do cargo.

Na defesa feita no plenário do CNJ, o advogado Cezar Bittencourt frisou que a desembargadora não é a interlocutora das conversas do tenente-coronel Admilson. No mandado de segurança, o advogado André Borges destacou que não há motivos para o afastamento porque a desembargadora “buscou colaborar na busca da verdade real e no esclarecimento dos fatos”.

Para o CNJ, ela poderia interferir nas investigações ao dificultar o acesso às provas em seu gabinete e influenciar no depoimento de servidores.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Carla Zambelli (PL)
Política
PF localiza Carla Zambelli na Itália e aguarda decisão sobre extradição
Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Justiça
TJ mantém prisão de motorista acusado de provocar acidente que matou família na BR-060
Viatura Polícia Militar
Polícia
Cabo da PMMS que facilitou contrabando mediante propina deve ser excluído, decide TJ
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Justiça mantém preso réu que matou o padrasto para defender a mãe na Capital
Mauro Cid volta a encarar o STF
Justiça
STF revoga prisão de Mauro Cid
Mandado de prisão contra Maquito é válido até julho de 2063
Justiça
Foragido há anos por crime brutal no Nova Lima é capturado em Pernambuco
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Justiça
"Neguito" vai a júri por matar ex-funcionário com 14 tiros em Campo Grande
Mochila -
Interior
MP investiga distribuição de material escolar com conteúdo publicitário em Paranaíba
TJ mantém tornozeleira de investigado por corrupção na prefeitura de Sidrolândia
Interior
TJ mantém tornozeleira de investigado por corrupção na prefeitura de Sidrolândia

Mais Lidas

Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Polícia
Tragédia: Criança de 2 anos mata a mãe a tiros ao brincar com arma em MS
Viatura Polícia Militar
Justiça
Policial militar é condenado por atirar nas costas de contrabandista em Mundo Novo
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia
Polícia
Caminhão invade a preferencial, atropela e mata casal de jovens em Sidrolândia