O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Des. Carlos Eduardo Contar, irá compor a equipe avaliadora de concurso de artigos científicos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O grupo deve se reunir futuramente para definir os detalhes do edital do concurso e atuará até a conclusão dos trabalhos.
Segundo o TJMS, o 1º Concurso de Artigos Científicos, tem como a promoção e o incentivo da produção acadêmica e da análise crítica dos dados de duas pesquisas realizadas pela entidade: “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro” e “Quem somos. A magistratura que queremos”.
A primeira pesquisa foi realizada com o título “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro” e conclusão dos dados levantados concluído em dezembro de 2019 e apresentado em evento na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
No sumário foram reunidos dados qualitativos e quantitativos, levantados por meio da articulação de metodologias e técnicas de pesquisas junto à sociedade (usuários e não usuários dos serviços da justiça), advogados, defensores públicos e formadores de opinião. O projeto foi coordenado com o professor Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).
A segunda pesquisa, nominada “Quem somos. A magistratura que queremos”, traçou o perfil do magistrado brasileiro e comparou dados de levantamento feito pela entidade há 20 anos, mostrando que o perfil da magistratura mudou, a exemplo da idade dos juízes da primeira instância, que correspondem a mais numerosa parte da categoria: a idade média aumentou entre os de primeiro grau. Em 1996, 13% tinham até 30 anos; em 2018, 2% têm até 30 anos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Envolvido em assassinato de adolescente no Lageado continua preso, decide Justiça

STF inicia julgamento que pode condenar mais seis réus pela trama golpista

Juíza mantém Rúbia presa por assassinato de jogador em Sete Quedas

STF condena cinco ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro

Justiça obriga prefeitura a limpar terrenos públicos e privados abandonados em Campo Grande

MS tem oito foragidos incluídos na nova "lista vermelha" criada pelo Ministério da Justiça

Dia da Justiça: TJMS reafirma compromisso com serviços judiciários modernos e acessíveis

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS


Concurso tem como a promoção e o incentivo da produção acadêmica (TJMS/Divulgação)




