Menu
Menu
Busca terça, 26 de maio de 2026
Assembleia Maio26
Meio Ambiente

Área queimada entre janeiro e novembro deste ano quase dobra em relação a 2023

29,7 milhões de hectares foram atingidos pelas chamas no período, número 90% maior que o registrado no mesmo período do ano passado

16 dezembro 2024 - 16h43Pedro Molina

Dados divulgados nesta segunda-feira (16) pelo Monitor do Fogo, do MapBiomas, mostra que a área queimada de no Brasil de janeiro a novembro de 2024 quase dobrou em relação ao mesmo período de 2023.

No total, foram queimados 29,7 milhões de hectares no período, número que representa um aumento de 90% em relação ao mesmo período de 2023, com 14 milhões de hectares a mais, e a maior extensão dos últimos seis anos.

A coordenadora do Monitor do Fogo do MapBiomas Ane Alencar, vê esse aumento no número como um alerta sobre a necessidade de se controlar o uso do fogo e reduzir o desmatamento. “Precisamos reduzir e controlar o uso do fogo, principalmente em anos onde as condições climáticas são extremas e podem fazer o que seria uma pequena queimada virar um grande incêndio”, explicou.

Segundo os dados, 57% da área queimada entre janeiro e novembro no Brasil fica na Amazônia, com 16,9 milhões de hectares foram afetados pelo fogo. O Cerrado aparece em segundo lugar, com 9,6 milhões de hectares consumidos pelo fogo, um aumento de 47% em relação à média dos últimos 5 anos.

O Pantanal também foi o terceiro bioma mais afetado pelas chamas, com uma área queimada de 1,9 milhão de hectares e um aumento de 68% em relação à média dos últimos 5 anos.

O Pará foi o estado que mais queimou nos 11 meses deste ano, com 6,97 milhões de hectares, número que equivale a 23% de toda a área queimada no Brasil e a 41% do que foi queimado na Amazônia entre janeiro e novembro.

Mato Grosso aparece em segundo lugar, com 6,8 milhões de hectares, seguido de Tocantins, onde 2,7 milhões de hectares foram atingidos pelas queimadas.

Entre os municípios, São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) foram as cidades que registraram as maiores áreas queimadas entre janeiro e novembro de 2024, com, respectivamente, 1,47 milhão de hectares e 837 mil hectares atingidos.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android

Reportar Erro
Abrasel Brasil Sabor Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bioparque Pantanal, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande
Meio Ambiente
Capital recebe congresso nacional sobre conservação da biodiversidade no Bioparque Pantanal
A operação resultou em autos administrativos e multas ambientais
Meio Ambiente
Aves resgatadas recebem cuidados e ganham nova chance de vida em Três Lagoas
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito
Meio Ambiente
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito
Animal com a equipe de resgate
Meio Ambiente
Onça capturada é batizada de 'Corumbella' e será monitorada no Pantanal
O Remote Immersion reúne nesta edição cerca de 275 profissionais de 18 países
Meio Ambiente
MS reforça turismo de natureza e participa da 4ª edição de evento internacional no Panamá
Floresta amazônica
Meio Ambiente
Brasil reduz em 42% perdas florestais em 2025, aponta estudo
Foto: Divulgação/Catalogando Aventuras
Oportunidade
Congresso de aventura em Aquidauana reúne especialistas e experiências no Pantanal
Animais fortalecem estudos científicos
Meio Ambiente
Bioparque faz resgate de peixes após queda de oxigênio no Rio Miranda
Foto: Reprodução
Meio Ambiente
Prêmio nacional reconhece Bonito como destaque no ecoturismo
Polo Sebrae de Ecoturismo, localizado na Unidade Regional do Sebrae/MS em Bonito
Meio Ambiente
Polo do Sebrae em Bonito busca certificação Lixo Zero

Mais Lidas

Hospital da Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Menina de 1 ano é entubada com suspeita de estupro em Campo Grande
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Justiça
Júri de homem acusado de matar esposa e filha terá segurança reforçada em Campo Grande
Militares e socorristas do Samu atuaram na reversão da PCR
Polícia
Motociclista é socorrido em estado grave após acidente com carro em Campo Grande
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital