Menu
Menu
Busca sexta, 12 de abril de 2024
Meio Ambiente

Presidente do Instituto Homem Pantaneiro entra para Clube Mundial de Exploradores

Ângelo Rabelo, fundador do IHP foi reconhecido por ações que mudam o mundo

14 fevereiro 2024 - 08h37Sarah Chaves    atualizado em 14/02/2024 às 08h53

A lista do The Explorers Club 50 publicada este mês, conta com o nome do presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ângelo Rabelo, como um dos guardiões, exploradores que se unem para salvar culturas, pessoas, comunidades e o mundo, em especial o Pantanal. 

Além de Rabelo, ainda foram nomeados a geóloga Fernanda Avelar Santos, o ictiologista Luiz Rocha e o designer naturalista Lvcas Fiat. O grupo com sede em Nova Iorque (EUA), já atua há 120 anos para reconhecer e incentivar ações transformadoras ao redor do Planeta. A partir de 2021 passou a existir uma indicação anual de 50 novos membros para aumentar a voz da ciência e da comunicação sobre a necessidade de conservação.

Rabelo ajudou a fundar a Polícia Militar Ambiental no estado de Mato Grosso do Sul após sua criação e formou as primeiras equipes para atuarem no combate a crimes ambientais no Pantanal. Enquanto atuava no combate direto ao tráfico de animais selvagens no bioma, Rabelo ficou entre a vida e a morte ao ser atingido em uma emboscada. Outro companheiro que estava no mesmo barco acabou atingido com tiro na cabeça e morreu no local. Ele precisou ser submetido a várias cirurgias para ser salvo e conseguiu reabilitar-se anos depois do ataque. Conseguiu voltar para as ações de campo na PMA e se aposentou como coronel.

Ângelo Rabelo tem uma atuação direta na conservação do Pantanal há mais de 40 anos tendo fundado o Instituto Homem Pantaneiro em 2002 em Corumbá. “Esse reconhecimento contribui para mostrar a importância de trabalhos que buscam conservar o Pantanal. O bioma enfrenta um cenário que é desafiador, estamos vendo a redução das áreas úmidas e os impactos dessa mudança ainda não sabemos como será. No Pantanal, os alertas não estão apenas na planície, que sofre com o fogo. É preciso um outro olhar para o planalto, local em que ficam as nascentes”, detalha Rabelo, que começou suas ações no Pantanal na década de 1980, ao lutar contra a caça e o tráfico de animais selvagens, principalmente para impedir a matança de jacarés.

Mais de 20 depois da fundação da entidade, o IHP desenvolve programas permanentes no Pantanal voltados para prevenir incêndios, criar corredores de biodiversidade, promover o desenvolvimento em comunidades e fomentar a pesquisa científica.

“As pantaneiras e os pantaneiros sempre lutaram pela conservação e mantém até hoje um grande respeito pelo Pantanal. Entendem que é dali que a vida deles faz sentido. Me ensinaram muito, o que deu ainda mais ânimo para seguir lutando pela conservação. O tráfico e a caça diminuíram, mas não acabaram. Mas os desafios mudaram e as possibilidade de proteção também. Hoje temos os créditos de carbono, em breve haverá o crédito de biodiversidade. As ações são emergências para garantir a sobrevida do Pantanal”.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. 

A indicação de Ângelo Rabelo para a seleção do The Explorers Club foi feita por Dereck and Beverly Joubert, o casal sul-africano que dedica a vida para a proteção da vida selvagem no continente africano e contribuíram na pesquisa e estudos para a criação do filme Rei Leão. Eles são membros da comunidade após receberem a medalha de Exploradores em 2021.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bate-papo acontece no dia 12 de abril
Meio Ambiente
ONG holandesa promove bate-papo sobre natureza e população na Capital
Usina hidrelétrica de Porto Primavera
Meio Ambiente
Companhia energética reduz vazão na hidrelétrica de Porto Primavera
Cerrado
Meio Ambiente
Cerrado terá uma força-tarefa para conter desmatamento
Sede da Planurb
Meio Ambiente
Planurb é nomeada para compor comissão pelo meio ambiente
Governo do Estado aua em prol da sustentabilidade
Meio Ambiente
Riedel mostra avanços ambientais de MS para embaixadora da União Europeia
Drive-Thru acontece nos Altos da Afonso Pena
Meio Ambiente
JD1TV: 11° Drive-Thru da reciclagem começou nesta quinta na Capital
As árvores são importantes para a população
Meio Ambiente
JD1TV: Planejamento arbóreo da Capital disponibiliza serviços ecossistêmicos à população
Operação Atalaia
Meio Ambiente
Em dois dias de Operação Atalaia, nove garimpos foram destruídos no Amazonas
Óleo de cozinha precisa ser descartado corretamento
Meio Ambiente
JD1TV: Reutilização do óleo de cozinha gera renda extra e projetos sociais na Capital
Nova lei busca proteger o Pantanal sul-mato-grossense
Meio Ambiente
Lei que altera as normas de conservação do Pantanal entra em vigor

Mais Lidas

JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Polícia
JD1TV: Homem que colocou fogo na ex-mulher se joga da ponte após cometer crime
Acidente congestionou rodovia
Polícia
AGORA: Grave acidente deixa pessoas mortas na BR-163, próximo a Anhanduí
JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
Geral
JD1TV: Peladão, homem é flagrado correndo com bumbum de fora na Mascarenhas de Moraes
Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas