Para expandir a área de atuação no mercado de trabalho e ampliar a qualificação da mão de obra, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) de Mato Grosso do Sul, por meio de diversos parceiros, disponibiliza vários cursos e novos aprendizados às pessoas privadas de liberdade.
Nesta semana, os internos do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim, concluíram o curso de Confecção de Tralhas de Cabeça para Equinos, em material sintético – considerada um equipamento essencial utilizado como arreio para cavalgar.
Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Agepen e o Sindicato Rural de Jardim, o curso teve carga horária total de 40 horas e contou com a participação de 10 internos. Após serem avaliados, receberão certificado de conclusão do curso.
As aulas foram ministradas pelo instrutor João Rodrigues, que capacitou os internos na confecção de três peças: cabeçada, cabresto e rédeas – todos produzidos com fios de polipropileno, um material sintético altamente resistente e de baixo custo.
Durante as aulas, o instrutor ressaltou a importância do material, que garante um trabalho mais rápido e com um retorno financeiro imediato, utilizando o couro como exemplo, que além de caro, leva cerca de 30 dias para ficar pronto, pois exige muitos processos.
Para o diretor da unidade, Maycon Roslen de Melo, a capacitação vai possibilitar fonte de geração de renda quando conquistarem a liberdade. “Além de qualificar a mão de obra dos reeducandos, os cursos também permitem remição na pena”, complementou.
O atual mercado de trabalho oferece várias oportunidades aos profissionais que confeccionam as tralhas, com grande demanda em eventos típicos como rodeios, cavalgadas e clube do laço, onde a procura por produtos de qualidade e acabamento diferenciado aumentam em época de festividades.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Feira Central terá oficina sobre produção de kombucha artesanal

Funtrab oferece 3.010 vagas de emprego em MS nesta segunda-feira

Sextou! Funsat oferece 1.200 vagas de emprego em Campo Grande

Processo seletivo do MPMS com bolsa de até R$ 2,1 mil está com inscrições abertas

Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário

Funsat oferta oportunidades em 118 funções nesta quinta-feira

Funsat oferece 1.260 vagas de emprego em Campo Grande nesta quarta-feira (11)

Campo Grande abre processo seletivo para 2 mil assistentes de educação

Funsat oferece 1,2 mil vagas de emprego nesta terça-feira em Campo Grande


Em parceria com a Agepen e o Sindicato Rural de Jardim, o curso teve carga horária total de 40 horas e contou com a participação de 10 internos (Divulgação/Agepen)



