Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Polícia

"Atropelar capivaras não é crime", diz PMA

Não existe uma punição com a morte do animal; geralmente o crime é associado a infração de trânsito

29 julho 2019 - 11h15Da redação, com informações da Assessoria    atualizado em 29/07/2019 às 11h23

Em um mês, pelo menos sete capivaras foram encontradas mortas com sinais de atropelamento em Campo Grande. Em entrevista do JD1 Notícias a Polícia Militar Ambiental (PMA) informou que o atropelamento do animal silvestre não é considerado como crime.

Segundo informações do Tenente Coronel Ednilson Paulino Queiroz, não existe um crime culposo ou uma punição com a morte do animal. “Normalmente esses tipos de atropelamentos são por excesso de velocidade, então você tem a infração de trânsito, só se caracteriza crime se a pessoa jogar o carro para cima, para matar, e é muito difícil você encontrar testemunhas para caracterizar o crime, e dependendo do tamanho do animal haverá um dano material, tem que ser avaliados essas situações e a primaria é esta”, comenda Queiroz.

Ainda segundo a PMA, o primeiro procedimento após atropelar ou ferir um animal é parar e verificar se o animal está vivo ou morto, se estiver vivo levá-lo até um veterinário ou Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), ou acionar o Corpo de Bombeiros Militar ou a própria PMA para socorrer.

Se o animal estiver morto, o tenente orienta que o retire da via para evitar outro acidente e acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) para remoção e descarte correto do animal.

Sobre números e registros das mortes da espécie, a polícia informa que não há dados de mortes ou atendimentos. “De certa forma, é um conflito que causa um trauma, mas que é um conflito bom, como assim um conflito bom? Nós temos a capivara para atropelar, nós temos esses animais porque nós preservamos a fauna e a flora, de certa forma nós conservamos esses animais e o conflito, infelizmente, existe”, comentou o tenente.

A polícia ressalva que a maioria dos acidentes com atropelamento do animal acontecem de madrugada e em avenidas onde e possível imprimir uma velocidade maior no veículo.

 

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Polícia
Mulher morre e mais 113 pessoas vão parar no hospital após comerem pizza
Os objetos foram recuperados pelas autoridades
Polícia
Homem é preso após furtar crucifixos em cemitério
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovens têm celulares roubados durante assalto no Monte Castelo
Casa onde aconteceu o confronto
Polícia
Dois dos três mortos em confronto com a PM em Coxim são identificados
Imagem Ilustrativa
Polícia
Jovem recusa convite de 'date' com mulher e acaba sendo esfaqueada em Campo Grande
Drogas estavam no carro, um Corsa
Polícia
Suspeito é preso com quase 750 kg de drogas após perseguição em Sidrolândia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Polícia
Homem é encontrado morto em calçada do Centro de Campo Grande
Armas e munições foram apreendidas no local
Polícia
Confronto com a PM que deixou três mortos em Coxim começou após denúncia de tiros
Delegacia de Polícia Civil de Paranhos
Polícia
Idoso morre ao ser atropelado enquanto arrumava ônibus em Paranhos

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Primeiro atendimento aconteceu neste sábado no Tarsila de Amaral
Geral
Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital