O Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), deflagrou nesta terça-feira (7) a “Operação Águas Turvas”, com o objetivo de combater uma organização criminosa especializada em fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e outros delitos correlatos. A ofensiva foi realizada em cumprimento a ordens judiciais e tem apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Bonito.
Segundo o MPMS, a ação teve como objetivo o cumprimento de 4 mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Grande, Bonito, Terenos e Curitiba (PR).
Investigação detalha fraude sistemática em licitações
A investigação constatou que a organização criminosa atua de forma sistemática desde 2021, direcionando licitações de obras e serviços de engenharia no município de Bonito. As fraudes ocorriam mediante simulação de concorrência e exigências específicas elaboradas para favorecer empresas pertencentes ao grupo criminoso.
Agentes públicos, em conluio com os empresários, desempenhavam papel fundamental no esquema: forneciam informações privilegiadas e organizavam a fraude procedimental, garantindo o sucesso do grupo. Em troca, recebiam vantagens indevidas, configurando casos de corrupção ativa e passiva.
Conforme apurado nas investigações, os contratos sob análise atingem o montante de R$ 4.397.966,86. Até agora, as autoridades não divulgaram os nomes dos envolvidos no esquema criminoso.
Denominação da operação
O nome “Águas Turvas” faz referência a algo que perdeu transparência ou limpidez, contrastando com a imagem do município de Bonito, famoso por suas belezas naturais e águas cristalinas, que vêm sendo maculadas pela atuação ilícita dos investigados.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Polícia Militar apreende 47 kg de cocaína e desativa laboratório de refino em Três Lagoas

Adolescente de 15 anos morre ao ser atropelado em Dourados

VÍDEO: Homem morre após ser atingido por barra de supino em academia

Motociclista morre dias após ser atingido por carro em Bataguassu

Pai e filho de 9 anos ficam feridos durante acidente em Dourados

Homem é preso após ameaçar família e disparar arma de fogo em Corumbá

Briga em clínica de reabilitação vai parar na delegacia em Campo Grande

Sem respeitar placa de 'Pare', motorista bate em viatura da Polícia Civil em Campo Grande

Bombeiros encontram corpo de campo-grandense que desapareceu no rio Aquidauana


Viatura do GAECO na prefeitura de Bonito - (Foto: Gecoc)



