O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou hoje (19) no Diário Oficial da União uma portaria que autoriza o emprego da Força Nacional na região de fronteira e aldeias indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
A medida vem em resposta a um ataque ocorrido no último sábado (16) à comunidade indígena Tekoha Pyelito Kue/Mbaraka’y, localizada na fazenda Cachoeira, em Iguatemi, a 412 km de Campo Grande.
Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o ataque foi perpetrado por seguranças armados durante uma retomada realizada pelos indígenas. Lideranças da comunidade relatam que a agressão iniciou-se por volta das 15h30, estendendo-se até o início da noite.
A autorização para o emprego da Força Nacional, assinada pelo ministro Flavio Dino, especifica que a atuação será em apoio à Polícia Federal, abrangendo a região de fronteira e as aldeias indígenas no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. A preservação da ordem pública e da integridade de pessoas e patrimônio são citadas como objetivos primordiais, em caráter episódico e planejado, pelo período de noventa dias.
A operação contará com o apoio logístico da Polícia Federal, incumbida de fornecer a infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A articulação entre a Força Nacional e os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul é destacada como parte integrante do emprego da Força, conforme estabelecido na portaria. (Veja)
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso por sequestrar e ameaçar matar esposa em Naviraí

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais

Mulher é agredida com golpes de barra de ferro ao tentar separar briga em MS

Idoso desaparece e preocupa família em Dourados

Agrônomo que matou rapaz em churrascaria é mantido preso em Cassilândia

Homem surta após término do namoro, ameaça matar ex e tirar a própria vida no Coophavilla

Sumido desde sábado, idoso é encontrado em avançado estado de decomposição em Três Lagoas

Drogada, jovem usa tesoura para ameaçar vizinhos de morte em Nova Andradina

Família segue na busca por garota desaparecida há quase dois meses em Sidrolândia

Força Nacional - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)




