O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou hoje (19) no Diário Oficial da União uma portaria que autoriza o emprego da Força Nacional na região de fronteira e aldeias indígenas do Cone Sul de Mato Grosso do Sul.
A medida vem em resposta a um ataque ocorrido no último sábado (16) à comunidade indígena Tekoha Pyelito Kue/Mbaraka’y, localizada na fazenda Cachoeira, em Iguatemi, a 412 km de Campo Grande.
Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), o ataque foi perpetrado por seguranças armados durante uma retomada realizada pelos indígenas. Lideranças da comunidade relatam que a agressão iniciou-se por volta das 15h30, estendendo-se até o início da noite.
A autorização para o emprego da Força Nacional, assinada pelo ministro Flavio Dino, especifica que a atuação será em apoio à Polícia Federal, abrangendo a região de fronteira e as aldeias indígenas no Cone Sul do Estado de Mato Grosso do Sul. A preservação da ordem pública e da integridade de pessoas e patrimônio são citadas como objetivos primordiais, em caráter episódico e planejado, pelo período de noventa dias.
A operação contará com o apoio logístico da Polícia Federal, incumbida de fornecer a infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública. O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A articulação entre a Força Nacional e os órgãos de segurança pública do Estado de Mato Grosso do Sul é destacada como parte integrante do emprego da Força, conforme estabelecido na portaria. (Veja)
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mulher tentou separação do marido antes de ser morta em Campo Grande

Idoso esfaqueia colega de trabalho após desentendimento em bar de Sidrolândia

AGORA: Um dia após ato contra feminicídio, mulher é morta pelo ex-companheiro em Campo Grande

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Homem comete racismo contra mulher, avança contra PM e é baleado em Três Lagoas

Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim

Mulher é esfaqueada e perde dois dentes ao salvar inquilina de feminicídio na Capital

VÍDEO: Bombeiros salvam vida de criança que se engasgou com bala em Corumbá

Disparos assustam moradores e PM encontra cápsulas no bairro Cruzeiro


Força Nacional - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)




