O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024. A troca do passaporte não é obrigatória antes do prazo estabelecido no documento atual.
A nova versão inclui novas tecnologias de impressão e marca d'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificação.
O design inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta.
Segundo uma nota da PF (Polícia Federal), não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, hoje em R$ 257,25. A emissão do novo passaporte já está programada para também se estabelecer nos consulados e representações brasileiras no exterior a partir do 1º trimestre do próximo ano.
Ainda de acordo com a instituição, esta versão foi premiada pela High Security Printing como “O melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Jovem é socorrida em estado grave ao ser esfaqueada durante bebedeira em aldeia de MS

Pais encontram filho morto dentro de casa após estranhar sumiço na Vila Margarida

AGORA: Homem é baleado nas pernas e nos braços em tentativa de execução no Noroeste

Mulher encontra irmã morta após ver urubus sobrevoando casa dela na fronteira

Servidor do Ministério da Agricultura morre durante acidente na BR-262, em Miranda

Número de sinistros de trânsito cresce ano após ano em Campo Grande

Rapaz é encontrado ensaguentado após ser atacado a facadas na Mata do Segredo

Investigação sobre execução de presidiário em Campo Grande é arquivada

No dia do aniversário, filho leva paulada na cabeça do pai, que acaba preso no Tijuca
