O novo passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) no Brasil pela Polícia Federal. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024. A troca do passaporte não é obrigatória antes do prazo estabelecido no documento atual.
A nova versão inclui novas tecnologias de impressão e marca d'água aprimoradas, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico, foto com inserção de elemento codificado (alphanumeric coded image) e outros recursos de proteção contra falsificação.
O design inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta.
Segundo uma nota da PF (Polícia Federal), não haverá alteração do valor da taxa de emissão de passaporte, hoje em R$ 257,25. A emissão do novo passaporte já está programada para também se estabelecer nos consulados e representações brasileiras no exterior a partir do 1º trimestre do próximo ano.
Ainda de acordo com a instituição, esta versão foi premiada pela High Security Printing como “O melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pistoleiro atira 15 vezes contra oficina em Dourados; ninguém foi atingido

Homem é preso por perseguir e tentar agredir namorada transexual em Três Lagoas

Jovem morre um mês após cair de moto em aldeia de Amambai

Homem morre durante cirurgia de hemorroida em hospital particular de Campo Grande

Homem quebra janela do CETREMI com pedrada durante briga e acaba preso em Campo Grande

Em ação no Beco Imperial, PM prende "Torto" por tráfico em Campo Grande

Laudo aponta morte por asfixia e confirma abuso sexual em bebê de Camapuã

Com alvo em MS, PF apreende Porsches e mira fraudes em licitações do DNIT

Mulher é identificada por aplicar golpes de mais de R$ 30 mil em idosos de Vicentina
