Menu
Menu
Busca sábado, 02 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Polícia

PF deflagra Operação Sodalitia contra fraudes no Bolsa Família

Cerca de 30 policiais federais buscam provas de fraudes do Bolsa Família de Ladário

12 novembro 2019 - 12h53Sarah Chaves, com informações da assessoria

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Sodalitia, que investiga suspeitas de fraudes no recebimento do Bolsa Família. Dentre as irregularidades,  está o não preenchimento dos requisitos necessários para ter direito ao benefício do Governo Federal, devido à falta de fiscalização da situação socioeconômica dos requerentes, que deveria ser feita a contento pela Prefeitura de Ladário/MS.

Durante as investigações, foram coletados indícios de que o benefício teria sido concedido a qualquer pessoa que declarasse, por conta própria, preencher os requisitos do programa. Não havia verificação da veracidade das informações prestadas e também não teriam sido realizadas devidamente as inspeções posteriores nas residências, através de visitas e entrevistas por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social junto aos beneficiários do programa.

Tal situação teria permitido que o benefício fosse concedido e continuado o pagamento para pessoas que, na realidade, não teriam direito ao Bolsa Família, o qual é destinado exclusivamente a famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Durante a operação, nesta terça estão sendo cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão, emitidos pelo Juízo da Vara Federal de Corumbá/MS, na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAs), de Ladário/MS. 

É importante ressaltar que a ação da Polícia Federal na data de hoje não acarretará na suspensão do Bolsa Família ou de qualquer benefício ou serviço prestado por Ladário.  A deflagração da Operação conta com um efetivo de aproximadamente 30 Policiais Federais, sendo que a Polícia Federal salienta que a presente nota não antecipa atribuição de autoria ou culpa, cuja avaliação definitiva somente poderá ser proferida pelo Poder Judiciário, por meio de sentença.

Nome da Operação:

O nome da operação remete aos primórdios da assistência social no mundo, quando, na Roma Antiga, havia os SODALITIA, que eram espécies de associações (collegia) que cuidavam da assistência dos idosos, doentes e pobres.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Grupamento Policial de Jaraguari / Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Perseguição em Jaraguari termina com tiros da PM e suspeito detido
PM atendeu o caso - Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Em fuga da PM, motoqueiro derruba passageira durante perseguição no Nova Lima
Vídeo: Homem é preso após matar amiga da filha a facadas por "amor" não correspondido
Polícia
Vídeo: Homem é preso após matar amiga da filha a facadas por "amor" não correspondido
Foto: PM
Polícia
Motociclista tem perna amputada após batida com carro em MS
Foto: Divulgação
Polícia
Polícia apreende agrotóxicos sem registro e contrabando durante abordagem em Fátima do Sul
Foto: Divulgação
Interior
Rapaz é detido em Rochedo após fuga da PM, sem CNH e com motocicleta adulterada
Faca apreendida - Foto: Divulgação
Polícia
Após fim de relacionamento, homem espera ex com faca e acaba preso em Nova Alvorada do Sul
Imagens de câmeras flaragram os delitos
Polícia
Suspeito é preso após série de furtos contra mesmo comércio em Dourados
Reprodução / Vídeo
Polícia
Câmera flagra assaltante atirando em recepcionista de motel durante crime no Nova Lima
Delegacia de Nova Andradina - Foto: PCMS
Interior
Mulher discute com o marido e acaba agredida pelo cunhado em Nova Andradina

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Ex-detento sofre atentado a tiros e é socorrido por populares na Capital