Menu
Busca sexta, 13 de dezembro de 2019
(67) 99647-9098
TJMS Dezembro-19
Polícia

PF deflagra Operação Sodalitia contra fraudes no Bolsa Família

Cerca de 30 policiais federais buscam provas de fraudes do Bolsa Família de Ladário

12 novembro 2019 - 12h53Sarah Chaves, com informações da assessoria

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12) a Operação Sodalitia, que investiga suspeitas de fraudes no recebimento do Bolsa Família. Dentre as irregularidades,  está o não preenchimento dos requisitos necessários para ter direito ao benefício do Governo Federal, devido à falta de fiscalização da situação socioeconômica dos requerentes, que deveria ser feita a contento pela Prefeitura de Ladário/MS.

Durante as investigações, foram coletados indícios de que o benefício teria sido concedido a qualquer pessoa que declarasse, por conta própria, preencher os requisitos do programa. Não havia verificação da veracidade das informações prestadas e também não teriam sido realizadas devidamente as inspeções posteriores nas residências, através de visitas e entrevistas por parte da Secretaria Municipal de Assistência Social junto aos beneficiários do programa.

Tal situação teria permitido que o benefício fosse concedido e continuado o pagamento para pessoas que, na realidade, não teriam direito ao Bolsa Família, o qual é destinado exclusivamente a famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Durante a operação, nesta terça estão sendo cumpridos três Mandados de Busca e Apreensão, emitidos pelo Juízo da Vara Federal de Corumbá/MS, na Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAs), de Ladário/MS. 

É importante ressaltar que a ação da Polícia Federal na data de hoje não acarretará na suspensão do Bolsa Família ou de qualquer benefício ou serviço prestado por Ladário.  A deflagração da Operação conta com um efetivo de aproximadamente 30 Policiais Federais, sendo que a Polícia Federal salienta que a presente nota não antecipa atribuição de autoria ou culpa, cuja avaliação definitiva somente poderá ser proferida pelo Poder Judiciário, por meio de sentença.

Nome da Operação:

O nome da operação remete aos primórdios da assistência social no mundo, quando, na Roma Antiga, havia os SODALITIA, que eram espécies de associações (collegia) que cuidavam da assistência dos idosos, doentes e pobres.

PMCG - Cidade do Natal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia
Criança de 7 anos sofre estupro coletivo dentro da escola
Polícia
Mulher perde R$ 400 em golpe telefônico
Polícia
Dupla é presa na hora que iria arrombar cofre de farmácia
Polícia
Avô de 83 anos é preso em flagrante por estupro a netos de 4 e 6 anos
Polícia
Criança sofre traumatismo craniano após ser agredida por esquizofrênico
Polícia
Dupla faz família refém, rouba e abandona Mercedes durante fuga
Polícia
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas
Polícia
Vestido de mulher filho tenta fazer prova do Detran no lugar da mãe
Polícia
Homem queria "Natal diferenciado" e faz árvore de Natal de maconha
Polícia
Gaeco cumpre mandados por corrupção em Fátima do Sul e Vicentina

Mais Lidas

Geral
Pintor fica pendurado no 17º andar de prédio central
Cidade
Familiares continuam as buscas por pedreiro desaparecido no domingo
Cidade
No bairro do Sossego, moradora fica sem energia há uma semana
Geral
Durante inauguração, Azambuja destaca política de incentivo à energia limpa