Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Polícia

PF faz operação para combater fraudes na prefeitura de Três Lagoas

Equipes da CGU também estão na cidade após suspeitas de corrupção e fraudes em licitações

28 maio 2019 - 08h15Rayani Santa Cruz
Polícia

PF faz operação para combater fraudes na prefeitura de Três Lagoas

Equipes da CGU também estão na cidade após suspeitas de corrupção e fraudes em licitações

28 maio 2019 - 08h15Rayani Santa Cruz    atualizado em 28/05/2019 às 09h31

A Polícia Federal (PF), em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou na manhã desta terça-feira, (28), a "Operação Atalhos”, para combater fraudes a licitações no âmbito da prefeitura de Três Lagoas-MS.

Estão sendo cumpridos 21 mandados busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Três Lagoas, no próprio município, nas cidades de Campo Grande e Naviraí, além de municípios no estado de São Paulo, em Luís Antônio e Americana.

De acordo com a PF, as investigações demonstraram ilegalidades em três procedimentos licitatórios relacionados ao transporte escolar, com recursos federais oriundos do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate). Foram identificados agentes públicos, empresários e particulares que participaram do direcionamento dos certames para que estes fossem vencidos por empresas pré-estabelecidas, sendo objeto da investigação a identificação de cada responsável pelas atividades delitivas.

Os procedimentos licitatórios e os contratos de prestação de serviços decorrentes daqueles certames fraudados se referem aos anos de 2015 a 2017. As licitações e contratos públicos sob investigação alcançaram cerca de R$ 12 milhões, sendo que até o momento, já foi identificado sobrepreço contratual de aproximadamente R$ 1,6 milhão, em razão dos direcionamentos.

Além do cumprimento dos 21 mandados de busca e apreensão, 13 investigados foram intimados para comparecerem às Delegacias da Polícia Federal no Mato Grosso do Sul e em São Paulo para prestarem esclarecimentos sobre os fatos investigados, tendo participado da operação, aproximadamente, 90 policiais federais e sete servidores da CGU.

Até o momento os policiais estiveram na Crisptur, empresa com sede na cidade de Luis Antonio-SP e filial em Três Lagoas-MS, e no escritório de contabilidade Satelite II, em Três Lagoas.

A operação recebeu o nome de “Atalhos” em alusão a um caminho mais curto, porém, igualmente ilegal, entre o objeto da licitação, a prestação de serviços de transporte escolar e as fraudes praticadas pelos investigados para burlar os processos e superfaturar os contratos com a prefeitura.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Condutor embriagado provoca acidente e deixa motociclista ferido no Jardim Jacy
Criança é encontrada sozinha na rua após ser deixada sem supervisão em Campo Grande
Polícia
Criança é encontrada sozinha na rua após ser deixada sem supervisão em Campo Grande
Delegacia de Polícia Civil de Corumbá
Polícia
Paraguaio morre durenta serviço em mineradora de Corumbá
O veículo só foi liberado porque outra pessoa habilitada compareceu ao local e assumiu a direção.
Polícia
Motorista é multado duas vezes ao passar bêbado pela mesma blitz
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Polícia
STF forma maioria para confirmar perda do mandato de Carla Zambelli
Caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Idoso briga com ladrão armado, é ferido no rosto e tem dinheiro e celular roubado na Capital
cepol
Polícia
Bandido invade casa, furta celular e manda mensagem 'justificando crime' em Campo Grande
UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Homem com esquizofrenia morre ao sentir falta de ar em UPA de Campo Grande
Delegacia de Ponta Porã
Polícia
Investigador reage a tentativa de assalto e suspeito é preso em Ponta Porã
Imagem ilustrativa
Polícia
Homem que passeava com cão de estimação é atacado por 'Pit Monster' no Noroeste

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira