Três, dos dez presos na "Operação Cifra Negra", desencadeada na quarta-feira (5) em Dourados, que ainda estão no primeiro Distrito Policial, devem ser transferidos neste sábado (8) à Penitenciária Estadual de Dourados (PED). Alexsandro Oliveira de Souza, Denis de Maia e Jailson Coutinho estão numa sala reservada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB ), na delegacia.
O trio passará por exame de corpo de delito e logo depois poderá ser encaminhado ao presídio.
O Dourados News apurou há pouco com uma fonte no local que existe a possibilidade, por parte de um deles, de fechar acordo de delação premiada. O nome não foi divulgado.
Alexsandro trabalhou por anos no gabinete de Idenor Machado (PSDB) – também preso na Operação - e na direção da Casa de Leis. Já Jailson e Denis seriam ligados a empresa ligada ao esquema, sediada em Campo Grande.
Cifra Negra
A operação é resultado de investigações por parte da 16ª Promotoria de Justiça, envolvendo suposto esquema de corrupção que acontece há pelo menos oito anos na Câmara do município.
Na quarta-feira foram presos os vereadores, Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Cirilo Ramão (MDB), além do ex-vereador Dirceu Longhi (PT) e o ex-servidor da Casa, Amilton Salina por participação em fraudes de licitação, conforme denúncia do Ministério Público Estadual.
Outras duas mulheres acabaram alvos dos mandados de prisão e estão em prisão domiciliar. Elas não tiveram os nomes divulgados.
Investigações
Conforme o Ministério Público, em diversos processos licitatórios realizados dentro da Casa, empresas consideradas como ‘cartas marcadas’ se apresentavam e atuavam em conluio.
Algumas delas, conforme o MPE, existiam apenas no papel para simular uma concorrência legal.
“Sem a devida concorrência, os valores dos contratos oriundos destes processos se faziam exorbitantes”, diz trecho da nota.
Propinas
Ainda de acordo com o Ministério Público Estadual, para garantir o esquema, essas empresas repassavam na época, valores aos vereadores a título de propina.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados

Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular

Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu

Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital

Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso

Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo

Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados

Homem é preso por tentar matar desafeto com golpes de facão no Coronel Antonino

Casal é preso sob suspeita de matar homem a facadas e pauladas em Dourados


O trio passará por exame de corpo de delito e logo depois poderá ser encaminhado ao presídio (Divulgação)



