Dois produtores foram multados por queimadas ilegais durante a Operação Focus, da Polícia Militar Ambiental (PMA), nos municípios de Paranaíba e Sonora, em Mato Grosso do Sul.
Deflagrada em 4 de agosto, a operação segue até 31 de dezembro com o objetivo de coibir queimadas ilegais e incêndios florestais em todo o Estado.
A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e aposta no uso de tecnologia e na cooperação interinstitucional para combater infrações ambientais em tempo real.
A primeira infração foi registrada no dia 6 de agosto, na zona rural de Paranaíba. A equipe da PMA de Aparecida do Taboado foi acionada após alerta do sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental.
No local, foram constatados desmatamento com corte de árvores nativas isoladas (CANI) e queima de material lenhoso empilhado em fileiras, sem a devida autorização ambiental.
O responsável foi multado em R$ 300 por hectare desmatado e R$ 3 mil por hectare queimado, com a área total ainda em levantamento a partir do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Já no dia seguinte, 7 de agosto, foi a vez da equipe da PMA de Coxim atender a um alerta de foco de calor em Sonora.
Durante a vistoria, foram encontradas cinco leiras de vegetação queimadas, com sinais recentes de cinzas e fumaça. O proprietário foi autuado administrativamente e orientado sobre as proibições legais referentes ao uso do fogo sem autorização.
De acordo com a PMA, entre janeiro e julho deste ano, cerca de 500 ocorrências envolvendo fogo em vegetação já foram detectadas pelo setor de geoprocessamento do Imasul. Com a chegada do período de estiagem, a tendência é de aumento nos casos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Jovem é morto a tiros em São Gabriel do Oeste

Agressão contra mãe não passa impune e rapaz é preso em Iguatemi

Mulher tentou separação do marido antes de ser morta em Campo Grande

Idoso esfaqueia colega de trabalho após desentendimento em bar de Sidrolândia

AGORA: Um dia após ato contra feminicídio, mulher é morta pelo ex-companheiro em Campo Grande

STJ absolve condenado e expõe falha da Polícia em reconhecimento em MS

Homem comete racismo contra mulher, avança contra PM e é baleado em Três Lagoas

Adolescente matou o pai após ter pedido para andar de cavalo negado em Coxim

Mulher é esfaqueada e perde dois dentes ao salvar inquilina de feminicídio na Capital








