A equipe da ROCAM (Rondas Ostensivas de Choque e Ações Motociclísticas), pelotão do Batalhão de Choque da Polícia Militar, está completando 13 anos de história nesta quinta-feira (26).
O surgimento do Pelotão ROCAM foi motivado pelo crescimento acelerado da população campo-grandense e, com ele, o aumento expressivo no fluxo de veículos nas vias urbanas. Diante desse cenário, tornou-se essencial a criação de um policiamento para respostas rápidas a ações de alto risco.
A trajetória da ROCAM teve início em 2012, ainda sob a estrutura da então Companhia Independente de Gerenciamento de Crise e Ações Táticas Especiais (CIGCOE). Naquele momento, o pelotão foi formado por 18 policiais — 15 motopatrulheiros táticos formados no 1º Curso de Motopatrulhamento Tático e Ações de Choque (CMTAC), somados a 3 policiais rotaquianos.
Juntos, eles foram os precursores de uma doutrina operacional que, ao longo dos anos, se fortaleceu. Os policiais que integram o Pelotão ROCAM passam por especializações rigorosas, como o Curso de Motopatrulhamento Tático. Ao concluir essa etapa, o policial se torna um Cavaleiro de Aço.
Ao longo desses 13 anos, a ROCAM se consolidou como uma força de pronta resposta, atuando principalmente em áreas de difícil acesso, em ocorrências de alto risco e em situações que exigem rápida mobilidade tática.
Seu emprego é estratégico em ações como intervenções urbanas, abordagens, prisões e no apoio a operações que exigem deslocamento veloz e técnico.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Motociclista se masturba na rua e xinga mulheres e crianças em Ivinhema

Mulheres são presas por exploração sexual de adolescentes em Nova Alvorada do Sul

Casal destrói quarto durante briga e ainda quebra portão de motel em Campo Grande

Rapaz foi morto em conveniência após 'desavenças e ameaças' com atiradores em Três Lagoas

Homem é preso após atropelar pedestre e fugir em Campo Grande

Vai um cheirinho? Dupla furta mais de R$ 2,6 mil em desodorante e acaba presa no Estrela do Sul

Estudante segue em estado gravíssimo após sobreviver a acidente na Av. Gunter Hans

Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande

Condutor embriagado provoca acidente e deixa motociclista ferido no Jardim Jacy








