Menu
Menu
Busca quinta, 12 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Política

Assembleia quer garantir agilidade na Rota Bioceânica

Deputados sul-mato-grossenses devem formular, em conjunto com órgão do Governo Federal, uma solução para a situação

27 fevereiro 2024 - 13h28Pedro Molina     atualizado em 27/02/2024 às 14h08

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), representada pela Frente Parlamentar de Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica e o Governo do Estado, se reunirá, na próxima quarta-feira (6), com técnicos dos ministérios das Relações Exteriores e Casa Civil, além da Receita Federal, para buscar uma solução ao impasse que levou a paralisação no lado brasileiro das obras da Ponte Bioceânica, em Porto Murtinho.

Membros da Frente Parlamentar se reuniram na manhã desta terça-feira (27) com os representantes do Consórcio Pybra e do Governo do Estado para debater a retomada das obras da ponte, que ligará as cidades de Porto Murtinho, no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai.

As obras no lado brasileiro da ponte estão paralisadas desde dezembro, após a Receita Federal exigir documentação fiscal dos materiais de construção, já que eles foram adquiridos no Paraguai e não podem entrar ilegalmente no país. Após a reunião, os deputados sul-mato-grossenses irão intermediar uma solução em conjunto com os órgãos do Governo Federal.

O deputado Zeca do PT, coordenador da Frente Parlamentar, destacou que a situação pode ter ocorrido por uma reação excessiva da Receita. “Atendendo um requerimento, o presidente Gerson Claro imediatamente agilizou essa reunião. Depois de ouvirmos a ampla explicação do consórcio sobre a diminuição do ritmo da obra em Porto Murtinho, saímos convencidos de que não tem nada de errado. Acredito que houve um excesso de zelo da Receita Federal", avaliou.

O superintendente do Consórcio Pybra, Paulo Leitão, informou que toda a documentação exigida já foi entregue.

O secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, apontou que, até o momento, 44% das obras foram executadas em solo brasileiro, enquanto 65% foram concluídas no lado paraguaio. “É importante dizer que o cronograma está mantido. No entanto, é preciso que o problema seja resolvido para que os dois lados da obra possam andar em sintonia”, disse.

O presidente da Alems, Gerson Claro, destacou que a obra é binacional, contratada e licitada pelo Paraguai. 

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministros - Foto: Reprodução / Flickr / STF
Justiça
'Linha dura', André Mendonça assume caso Master após saída de Toffoli
Papy
Política
Câmara de Campo Grande marca votação de nova lei do Prodes para a próxima quinta-feira
Senador Nelsinho Trad
Política
Nelsinho Trad confirma votação de acordo MercosulUnião Europeia para o dia 24
Lula tem compromissos internacionais
Política
Itamaraty detalha viagem de Lula à Índia e à Coreia do Sul
Foto: Izaias Medeiros
Política
Câmara vota projeto que amplia divulgação no Portal da Transparência
Deputados durante sessão plenária da Assembleia Legislativa
Política
Projeto cria lista pública de condenados por violência doméstica em MS
Senadores Flávio Bolsonaro e Tereza Cristina
Política
Cotada para vice de Flávio, Tereza Cristina diz que é cedo para confirmar articulação
Nelsinho assumiu debate nesta quarta-feira, dia 11
Política
Acordo entre Mercosul e União Europeia avança e pode beneficiar agro de MS
Deputado Gerson Claro
Política
Alexandre Magno é homenageado na Assembleia após assumir vaga no CNMP
Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados

Mais Lidas

Polícia Civil - Delegacia de Glória de Dourados
Polícia
Após descobrir que era amante, mulher sofre ameaça de vereador em Glória de Dourados
Equipes da Polícia Militar fazem o isolamento do local
Polícia
AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital
Câmera dentro do banheiro feminino da escola
Polícia
Câmera é encontrada em banheiro feminino de escola e levanta suspeitas na Capital
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet
Geral
VÍDEO: Empresária grava marido com vestido e loja do Noroeste vira assunto na internet