A comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS ouve nesta quinta-feira (28) a defensora pública Patrícia Bettin Chaves, da Defensoria Pública da União (DPU). Ela já atuava contra descontos irregulares em benefícios previdenciários antes da Operação Sem Desconto da Polícia Federal (PF), iniciada em abril.
Outra parte da reunião será secreta, para que os parlamentares ouçam o delegado responsável pela operação, Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi.
Na reunião, a CPMI votará mais de 65 requerimentos, incluindo pedidos da oposição para rastrear visitas de suspeitos ao Senado, à Câmara dos Deputados, ao INSS e ao Ministério da Previdência.
Entre os citados está Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como lobista e intermediador das fraudes. A convocação de Antunes foi aprovada na terça-feira (26), mas ainda não tem data definida para depoimento.
A comissão também pode analisar fraudes no crédito consignado, modalidade em que beneficiários do INSS tomam empréstimos com juros menores, pagos diretamente pelo desconto em seus benefícios.
Outros requerimentos solicitam informações a órgãos públicos ligados à Previdência Social e às investigações das fraudes, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Dataprev, empresa estatal que presta serviços de tecnologia ao INSS.
A CPMI é presidida pelo senador Carlos Viana (PODEMOS/MG), com o deputado Duarte Jr. (PSB/MA) como vice-presidente e o deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO/AL) como relator.
Parlamentares de Mato Grosso do Sul participam da comissão: os senadores titulares Soraya Thronicke (PODEMOS/MS) e Tereza Cristina (PP/MS), o senador suplente Nelsinho Trad (PSD/MS) e o deputado titular Beto Pereira (PSDB/MS).
A reunião da CPMI pode ser acompanhada ao vivo, veja:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


CPMI - (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)




