Menu
Menu
Busca quinta, 03 de julho de 2025
Política

Azambuja fala sobre reforma da Previdência na Globo News

Para o governador, a reforma é essencial para o desenvolvimento do país

21 fevereiro 2019 - 08h56Rayani Santa Cruz    atualizado em 22/02/2019 às 22h14

O governador Reinaldo Azambuja, foi entrevistado ao vivo pelo Jornal Em Pauta, da GloboNews, na manhã desta quinta-feira (21).  Os jornalistas Roberto Burnier, Aline Midle e Octávio Guedes fizeram perguntas pertinentes a reforma da Previdência e gestão em Mato Grosso do Sul.

Logo de início o governador pontuou sobre a importância da reforma da Previdência entregue ao Congresso pelo Executivo Federal. Para ele, a reforma tem pontos positivos, é necessária e deve seguir em ampla discussão no Senado. “Precisa ser feita, alguns estados já fizeram da maneira que poderia para não ferir a Constituição, mas, a mudança maior depende desta reforma. O Brasil precisa ter consciência que não podemos mais ficar fora do equilíbrio fiscal”.

Questionado sobre as orientações a bancada federal, o governador disse que existe toda a liberdade, e os deputados terão que trabalhar pelo convencimento, do que é o melhor a ser feito.

Ele citou o exemplo de MS, que formulou a questão previdenciária dos servidores estaduais criando uma previdência complementar em 2017 e aumentando alíquota dos servidores para 14% ao invés de 11% como é praticado em alguns estados.  “A administração pública não é um milagre, temos receitas e despesas. Hoje, nós estamos trabalhando com todos os setores funcionando, as folhas de pagamentos em dia para aposentados e ativos, se não tivesse  feito a reforma previdenciária dos servidores estaduais, lá atrás, talvez estivéssemos passando dificuldades no estado”, explicou Azambuja.

Reinaldo também comentou sobre a participação do Fórum Nacional dos Governadores ocorrida nesta semana. “Colocamos prioridades como o SUS, Sistema Integrado de Segurança Pública e como que vai ser rateado os recursos entre os estados. Questões federativas como a Lei Kandir- Fundeb, foram citadas entre os governadores”.

No fórum, Azambuja defendeu a unificação em um único texto dos interesses da União com os dos estados e municípios. O governador disse que 16 itens consensuais foram indicados pelos representantes para finalizar o texto.

Reinaldo adiantou ao Globo News, que já tem reunião marcada no mês de  março, com o ministro da Economia Paulo Guedes. ‘Acho que agora, é um diálogo permanente, os problemas são comuns e temos que verificar as melhores soluções. É melhor sentir esse gosto amargo agora, do que termos que cortar aposentadorias futuramente devido o buraco na economia”.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Câmara de Campo Grande aprova LDO 2026 com 275 emendas para saúde, educação e obras
Política
Câmara de Campo Grande aprova LDO 2026 com 275 emendas para saúde, educação e obras
Fábio Trad
Política
Cotado para o Governo, Fábio Trad deixa o PSD, "para ter mais liberdade"
Vereador Otávio Trad entrega relatório da LDO
Política
Vereadores votam LDO com as prioridades para os recursos da Capital em 2026
Lula
Política
Maioria dos deputados federais avalia negativamente relação entre Lula e Congresso, diz pesquisa
Prefeito Rudi Paetzold -
Interior
TCE condena ex-prefeito de Coronel Sapucaia por falta de transparência
Deputado estadual Pedrossian Neto, autor da proposta
Política
PL prevê doação a fundos sociais por empresas com benefícios fiscais em MS
Deputado propõe reforço à lei que proíbe fidelização em contratos de serviços em MS
Política
Deputado propõe reforço à lei que proíbe fidelização em contratos de serviços em MS
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara derruba veto a projeto que garante recursos para fraldas e medicamentos a família atípicas
deputado estadual, Gerson Claro
Política
Gerson Claro recebe sinalização, "se depender dos deputados ele será nosso senador"
Foto: Izaias Medeiros
Política
Vereadores analisam veto a projeto que beneficiaria mães atípicas

Mais Lidas

Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Geral
Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Imagem Ilustrativa
Polícia
Matador ruim de mira? Jovem escapa de ser morto a tiros no Jardim das Hortências
Caso viralizou em março deste ano
Interior
Empresários são indiciados por estupro ao coagir adolescente a molestar cavalo em MS
O autor do crime foi preso instantes depois
Justiça
Acusado de matar "Opalão do PCC" segue detido; Justiça aponta risco à ordem pública