Menu
Busca segunda, 20 de março de 2023
(67) 99647-9098
Águas - Março23
Política

Balanço da Operação Eleições 2022 registra 15 ocorrências de crimes eleitorais

Comparado ao primeiro turno, neste segundo turno foram 13 ocorrências a mais

31 outubro 2022 - 13h30Da Redação, com assessoria

Com reforço de mais de 8 mil homens e mulheres das forças estaduais de segurança pública, em Mato Grosso do Sul a Operação Eleições 2022 registraram 15 ocorrências de crimes eleitorais neste segundo turno, quando os eleitores foram às urnas para elegerem o novo governador do Estado e o novo presidente da República. O balanço foi feito pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) na manhã de hoje (31).

Em um comparativo quanto ao primeiro turno, foram registradas duas ocorrências de crimes eleitorais - do eleitor que tirou "selfie" na cabine de votação e o indivíduo que colou as teclas de uma das urnas - enquanto no segundo turno,  foram registradas pelas forças estaduais de segurança quatro desobediências às ordens da Justiça eleitoral, uma em Nioaque, uma em Bandeirantes, uma em Miranda e outra em Vicentina;  duas prisões de eleitores, em Campo Grande, duas em Três Lagoas, uma em Laguna Carapã e outra em Chapadão do Sul; uma apreensão de material de campanha, em ocorrência de boca de urna, em Sete Quedas; quatro violações ou tentativa de violação do sigilo do voto, uma em Japorã, Antônio João, uma em Chapadão do Sul e outra em Coxim. Além do grande efetivo, a Secretaria empregou na Operação, mais de 3 mil viaturas, bem como embarcações e aeronaves em todo o Estado.

As ações da segurança pública foram intensificadas especialmente nos locais e espaços que possuem relação direta com o pleito eleitoral, como cartórios eleitorais, locais de votação, locais de totalização/apuração, vias públicas e estações de transporte público. Para tanto, cada instituição de segurança elaborou seu próprio planejamento específico de ações, protocolos e planos operacionais integrados.

Todas as atividades foram monitoradas e coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), em Campo Grande, que atuou de forma integrada com o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICC-N) de Brasília, com o objetivo de prevenir, coibir e reprimir crimes eleitorais como compras de votos, transporte ilegal de eleitores, boca de urna, etc.

Conforme o secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública, Coronel Ary Carlos Barbosa, a avaliação quanto as eleições são tranquilas em MS. “É resultado do trabalho integrado entre todas as forças, de inteligência e principalmente dos policiais da ponta, que tiveram atuação firme neste domingo”, disse.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Flávio Dino vai ao RN acompanhar ações contra atentados criminosos
Política
Com ministra, Riedel reafirma compromisso com "paz no campo"
Política
Após cirurgias no coração, Zeca do PT recebe alta e volta para casa
Política
Ministro do Meio Ambiente norueguês visita o Brasil para discutir o Fundo Amazônia
Política
Nas redes sociais, presidente Lula lamenta morte de Amarildo Cruz
Política
Mundo político entra em luto pela morte de Amarildo Cruz
Política
Gleice Jane, de Dourados, assume lugar de Amarildo na Assembleia
Política
MS discute planejamento e investimentos em Fórum Nacional
Política
Vander comandará frente parlamentar Brasil - China
Política
Procuradoria Eleitoral entende que houve transfobia em fala de Nikolas Ferreira

Mais Lidas

Interior
Com pelo menos seis golpes de faca, homem mata esposa e foge levando a filha
Polícia
Mulher fica em estado grave após ser esfaqueada pelo namorado
Polícia
Jovem é baleado por dupla em carro no Nhanha
Cidade
Capital tem quatro trechos interditados neste domingo