O presidente Lula viaja nesta segunda-feira (3) para Porto Iguazú, na Argetina, onde assumirá, na terça-feira (4), a presidência temporária do Mercosul durante a 62ª Cúpula de Chefes de Estado do grupo.
A expectativa é que o governo brasileiro destrave o acordo de livre-comércio com a União Europeia durante a gestão, pauta que está emperrada há mais de duas décadas.
A presidência temporária tem duração de seis meses, e o país que ocupa o cargo é responsável por organizar o fórum social, o fórum empresarial e a próxima cúpula do bloco, que neste caso ocorrerá em território brasileiro.
Vários pontos serão abordados na reunião desta terça-feira, como as tratativas de renegociação da dívida internacional e a adesão de nações do continente ao bloco. Uma pauta que, apesar de ser interesse do Brasil, não deve ser discutida é o retorno da Venezuela ao bloco.
“Nós estamos retomando um diálogo interrompido há vários anos com a Venezuela […] mas, na agenda desta cúpula, não está prevista qualquer discussão”, informou a embaixadora Gisele Padovan.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Presidente Lula passa por cirurgia nesta sexta-feira

Eleição para escolha de novos membros do Conselho Tutelar acontece no domingo

Adriane apresenta potencial econômico da Capital a empresários na Assomasul

Governo libera R$ R$ 6 milhões para obras na Capital

Adriane representa prefeitas do Brasil em discussão sobre a Reforma Tributária

Comunicação de maus-tratos contra animais segue à sanção em MS

Após visita ao Paraguai, Paulo Corrêa destaca oportunidade de negócios com MS

Evento para discutir combate a crimes fronteiriços acontece hoje e amanhã no Bioparque

CCJR arquiva projetos sobre esportes eletrônicos e prevenção ao suicídio
