Foi aprovado durante a sessão ordinária desta terça-feira (29), o projeto de Lei n. 10.246/21 do vereador Gilmar da Cruz que dispõe sobre o Programa Empresa Amiga do Surdo, no município de Campo Grande e dá outras providências.
O programa visa certificar os estabelecimentos comerciais, financeiros ou prestadores de serviços, públicos ou privados, que promovam acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, e disponibilizem capacitação técnica em libras aos seus funcionários colaboradores para atendimento ao público.
As dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência auditiva são imensas, conforme o Instituto Locomotiva informou, a falta de acolhimento e a inclusão limitam o acesso dos surdos às oportunidades básicas, como a educação. Além disso, 20% das pessoas com deficiência auditiva não conseguem sair de casa sozinhas, pela falta da inclusão. Há uma legislação que já reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, porém muitas empresas não estão preparadas para atender esse público, ou até mesmo não dão prioridade para suprir as necessidades básicas dos portadores de deficiência auditiva.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que existem 500 milhões de surdos no mundo, e até 2050 haverá pelo menos 1 bilhão.
O projeto prevê ainda, a disponibilização por meio de acesso eletrônico público, das empresas que aderirem a esta propositura. Facilitando assim, a ciência dos portadores de deficiência auditiva das empresas preparadas para atendê-los.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Gerson Claro aponta PPP do Regional e obras na BR-163 no 1º semestre da ALEMS

Decreto de Lula que aumenta IOF volta a valer em parte, decide Moraes

Mesmo com perfis bloqueados, Zambelli reaparece em rede social e critica Moraes

PIX é investigado em processo pedido por Trump

Carlão faz balanço positivo ao encerrar 1º semestre legislativo da Câmara

Deputados votam proposta do Executivo de reorganização de carreira na Ageprev

Com relatoria de Soraya, Senado aprova doação de alimentos a ONGs

PGR aponta Bolsonaro como principal articular do golpe e pede a condenação do 'Núcleo 1'

Deputado propõe subsidiar armamento com o programa "Minha Primeira Arma"
