A Câmara Municipal de Dourado deu início ao processo de análise de contratos firmados pela Prefeitura de Dourados com empresas fornecedoras de insumos usados no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). Sob suspeita, esses vínculos motivaram a Operação Contágio, deflagara em 15 de julho pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).
Segundo reportagem do site Dourados, o presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (Progressistas), explicou que a fiscalização sobre os atos do Executivo é constante e, no caso específico da pandemia, foi criada uma frente parlamentar composta pelos parlamentares Daniela Hall (PSD), Elias Ishy (PT), Sergio Nogueira (PSDB) e Olavo Sul (MDB).
“Tudo que é relacionado à pandemia a Câmara tem feito o que está a seu alcance, dentro da lei. O que nós podemos fazer, como fizemos, é solicitar acesso aos dados da operação para fazermos uma apuração mais aprofundada. Além disso, já requeremos cópias dos contratos, mas há um rito, com prazos para que a prefeitura envie as respostas”, explicou o presidente da Casa de Leis.
Alan ressalta que o papel fiscalizatório do Poder Legislativo tem limitações impostas por lei. Não é possível, por exemplo, atuar com o poder de investigação de órgãos policiais ou do próprio MPE, que deflagrou a Operação Contágio a partir de indícios apurados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).
Mesmo assim, o parlamentar garante haver pleno acompanhamento das ações do Executivo, com questionamentos constantes sobre o recebimento de recursos destinados ao enfrentamento da pandemia e a aplicação desse dinheiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Estudo aponta queda no debate político em grupos de WhatsApp

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda


Câmara solicitou cópia dos documentos para análise (CMD/Divulgação)



