Nesta quinta-feira (1º), a CPI da Covid apreendeu o celular do policial militar Luiz Paulo Dominguetti, que diz ser representante no Brasil da empresa privada Davati Medical Supply, uma corporação que atuaria na intermediação de contratos de vacinas. Dominguetti diz ter recebido um pedido de propina do Ministério da Saúde para vender vacinas contra a Covid-19.
A apreensão no Senado foi motivada por dúvidas da CPI sobre o contexto de um áudio atribuído ao deputado Luis Miranda (DEM-DF), citado e reproduzido por Dominguetti durante a fala à comissão. O policial diz que Miranda tentou negociar aquisição de vacinas contra a Covid diretamente com a Davati. Ele embasou a denúncia com base em um áudio em que o parlamentar cita negociações de um “produto”. O parlamentar, porém, não cita explicitamente que o produto seria vacinas contra Covid.
Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, Dominguetti, relatou um suposto pedido de propina de US$ 1 por dose de vacina da AstraZeneca em troca de fechar contrato com o Ministério da Saúde.
A alteração do calendário da CPI foi tomada pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), após Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, conseguir um habeas corpus para ficar em silêncio durante o depoimento que daria à comissão nesta quinta – ainda não há nova data para a oitiva de Maximiano.
Os nomes de Miranda, de Dominguetti e da Davati vieram à tona, nos últimos dias, em razão de duas denúncias distintas de supostas irregularidades na compra dos imunizantes.
https://soundcloud.com/user-302124085/ouca-o-audio-apresentado-por-luiz-paulo-dominguetti-na-cpi
Dominguetti usou o áudio como "prova" da afirmação de que Luis Miranda teria tentado intermediar compra de vacinas. O áudio, no entanto, não cita a palavra vacina ou qualquer sinônimo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha

MS ajusta calendário e adota nova data de posse do governador


Luiz Paulo Dominguetti, representante da empresa Davati Medical Supply, depõe à CPI da Pandemia (Reprodução/CNN Brasil)




