O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, encerrou nesta terça-feira (29) a sua agenda oficial nos Estados Unidos e deve retornar ao Brasil ainda hoje, segundo fontes diplomáticas.
Durante dois dias, Vieira participou da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, que debate soluções para o conflito no Oriente Médio, com foco na proposta dos dois Estados. Apesar de sinalizar ao governo dos EUA a disposição de estender sua estadia até Washington para discutir a retomada das negociações comerciais e tarifárias, o gesto não foi correspondido.
Fontes da Casa Branca informaram que não houve nenhuma reunião agendada com representantes de alto nível da administração Trump, frustrando a tentativa brasileira de reabrir o diálogo. Durante a sua passagem por Nova York, Vieira participou de diversas reuniões bilaterais. Nesta terça-feira, ele se encontrou com o primeiro-ministro da Palestina, Mohammad Mustafa; o chanceler da Jordânia, Ayman Safadi; e a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Integração Africana do Senegal, Yassine Fall.
Também esteve presente em uma reunião informal promovida pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).
Na segunda-feira (28), o chanceler já havia realizado encontros bilaterais com representantes da Áustria, Canadá, Espanha e Portugal.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula nomeia Jaceguara Dantas para o CNJ a partir de 1° de fevereiro de 2026

Cidadania-MS realiza congresso, debate federação com o PSB e define nova direção

VÍDEO - 'Você vai morrer': Deputada do PT recebe ameaças de morte em Dourados

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares


Chanceler brasileiro, Mauro Vieira (Mauro Pimentel/Pool via REUTERS)




