A Câmara Municipal de Campo Grande, em parceria com a Fiems (Federação das Indústrias de MS) e o Senai, lançou o programa “Pronto Pro Trabalho”, que oferece 10 mil vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional.
A proposta tem como objetivo suprir o déficit de profissionais capacitados, especialmente nas indústrias de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, há hoje cerca de 25 mil vagas em aberto no setor industrial que não são preenchidas por falta de candidatos com a qualificação exigida. Ao mesmo tempo, o Estado registra 478 mil pessoas na informalidade, a maioria com baixa renda e condições precárias de trabalho.
Na prática, a Câmara disponibilizou um totem de autoatendimento para pré-matrícula dos interessados, que está instalado no prédio do Legislativo, na Avenida Ricardo Brandão, nº 1600. A inscrição é simples, sem burocracia e aberta a qualquer pessoa que deseje ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.
Segundo o presidente da Casa, vereador Papy, o Legislativo atua como articulador entre os cidadãos e as instituições formadoras. “Nosso papel é facilitar o acesso à qualificação e ampliar as oportunidades. Essa é uma forma concreta de ajudar tanto quem está fora do mercado quanto quem deseja melhorar sua renda”, destacou.
A primeira turma já está em atividade com curso de panificação realizado em uma carreta-escola estacionada na sede da Câmara. Ao todo, serão oferecidos 45 cursos presenciais, com atividades práticas em áreas como construção civil, alimentação, setor automotivo, manutenção e logística.
As próximas turmas serão definidas conforme a demanda registrada nas pré-inscrições.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo, explicou que a instituição será responsável por operacionalizar os cursos e conectar os formandos com o mercado. “As pessoas sairão com qualificação, currículo pronto e encaminhamento para entrevistas de emprego”, garantiu.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmara aprova reajuste de 9% para militares das Forças Armadas

Brasil "segura" até agosto resposta a tarifaço

Janja usa termo 'vira-latas' após jornalistas perguntarem sobre Lula e Trump

Por unanimidade, Papy é reeleito na Câmara Municipal

Reajuste salarial do prefeito de Naviraí é suspenso pela Justiça

Mesmo antes da posse em Bandeirantes, Celso Abrantes apresenta demandas na Capital

Vereadores votam projetos de isenções fiscais às empresas da Capital

Deputados votam projeto do TCE-MS para regularização fiscal de Municípios com multas

Senado aprova prorrogação de prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira
