Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Política

Deputados divergem sobre nomeação de novo coordenador da Funai

17 novembro 2016 - 15h21Agência ALMS

A nomeação do coronel do Exército Renato Sant'Anna, para a coordenação regional de Campo Grande da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi assunto de debate entre os deputados estaduais durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O deputado João Grandão (PT) ocupou a tribuna para explicar que não conhece o nomeado, mas que não entendeu a indicação do mesmo para o cargo. “Não tenho nada contra ele, mas justo na Funai? Isso já me parece um reflexo das reformas políticas e econômicas que estão sendo colocadas para o país, que constrangem socialmente a população”, disse o deputado.

Grandão ainda contou que participou na quarta-feira (16), junto ao deputado Pedro Kemp (PT), da 9ª Assembleia Terena, ocorrida na Aldeia Bananal em Aquidauana (MS), em que os indígenas explicaram a indignação com a nomeação do Coronel. Para Kemp, a autonomia das comunidades deve ser respeitada. “Colocar um coronel que também é proprietário rural é no mínimo inusitado. Com isso, os indígenas ocuparam a Funai, pois consideraram uma falta de respeito. Foi uma revolta”, afirmou Kemp.

Também na quarta-feira outra reunião foi realizada para debater os assuntos indígenas, o Fórum dos Caciques. A deputada Mara Caseiro (PSDB) disse em tribuna que participou e que os caciques de diversas etnias se reuniram com o Coronel Sant’Anna para externar suas reinvidicações, sem nenhuma intenção de prejuízo ao movimento indígena, como questionado por Kemp e Grandão.  

“Impedir de um novo coordenador de dialogar e ouvir os anseios das comunidades não vai resolver os confrontos pela terra. Agora é lei da mordaça? Vivemos em um país livre”, discursou Mara. A deputada ainda ressaltou que espera uma boa gestão do Coronel Sant’Anna, já que “o atual modelo de gestão aos indígenas no país está falido. Precisamos de soluções para a paz”.

 Para o deputado Coronel David (PSC) é possível fazer uma boa gestão. “Convenhamos que se ele chegou ao cargo de coronel, alguma experiência tem para lidar com diversos assuntos. Acredito que ele tenha condições de ajudar os indígenas”.Quem também concordou com a nova nomeação à Coordenadoria Regional da Funai Campo Grande foi o deputado Eduardo Rocha (PMDB). “Eu não conheço o Coronel, mas temos que dar um crédito. Espero que ele faça um bom trabalho, porque até hoje a União não fez, deixou o povo indígena de lado”, ponderou. 

Cabo Almi (PT) questionou a nomeação. “Se ele [Sant’Anna] é do Exército, ele entende de Exército. Será que estão faltando pessoas em Mato Grosso do Sul que entendam de indígenas? Acho que não”.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Política
Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'
Carla Zambelli, ex-deputada federal
Política
Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF
Anúncio após plenária Estadual
Política
Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo
Presidente do Senado garantiu que proposta orçamentária vai a Plenário assim que for aprovada na CMO
Política
Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana
Adilson Barroso e Heloísa Helena
Política
Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara
Presidente nacional do PT, Edinho Silva
Política
Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Política
Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon
Dinheiro /
Justiça
Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carlos Bolsonaro
Política
Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí