A nomeação do coronel do Exército Renato Sant'Anna, para a coordenação regional de Campo Grande da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi assunto de debate entre os deputados estaduais durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
O deputado João Grandão (PT) ocupou a tribuna para explicar que não conhece o nomeado, mas que não entendeu a indicação do mesmo para o cargo. “Não tenho nada contra ele, mas justo na Funai? Isso já me parece um reflexo das reformas políticas e econômicas que estão sendo colocadas para o país, que constrangem socialmente a população”, disse o deputado.
Grandão ainda contou que participou na quarta-feira (16), junto ao deputado Pedro Kemp (PT), da 9ª Assembleia Terena, ocorrida na Aldeia Bananal em Aquidauana (MS), em que os indígenas explicaram a indignação com a nomeação do Coronel. Para Kemp, a autonomia das comunidades deve ser respeitada. “Colocar um coronel que também é proprietário rural é no mínimo inusitado. Com isso, os indígenas ocuparam a Funai, pois consideraram uma falta de respeito. Foi uma revolta”, afirmou Kemp.
Também na quarta-feira outra reunião foi realizada para debater os assuntos indígenas, o Fórum dos Caciques. A deputada Mara Caseiro (PSDB) disse em tribuna que participou e que os caciques de diversas etnias se reuniram com o Coronel Sant’Anna para externar suas reinvidicações, sem nenhuma intenção de prejuízo ao movimento indígena, como questionado por Kemp e Grandão.
“Impedir de um novo coordenador de dialogar e ouvir os anseios das comunidades não vai resolver os confrontos pela terra. Agora é lei da mordaça? Vivemos em um país livre”, discursou Mara. A deputada ainda ressaltou que espera uma boa gestão do Coronel Sant’Anna, já que “o atual modelo de gestão aos indígenas no país está falido. Precisamos de soluções para a paz”.
Para o deputado Coronel David (PSC) é possível fazer uma boa gestão. “Convenhamos que se ele chegou ao cargo de coronel, alguma experiência tem para lidar com diversos assuntos. Acredito que ele tenha condições de ajudar os indígenas”.Quem também concordou com a nova nomeação à Coordenadoria Regional da Funai Campo Grande foi o deputado Eduardo Rocha (PMDB). “Eu não conheço o Coronel, mas temos que dar um crédito. Espero que ele faça um bom trabalho, porque até hoje a União não fez, deixou o povo indígena de lado”, ponderou.
Cabo Almi (PT) questionou a nomeação. “Se ele [Sant’Anna] é do Exército, ele entende de Exército. Será que estão faltando pessoas em Mato Grosso do Sul que entendam de indígenas? Acho que não”.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato







