O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou na manhã desta segunda-feira (24) do lançamento do Sistema de Processo Administrativo – plataforma unificada das demandas internas e externas relacionadas à tramitação de documentos e virtualização de processos da administração pública. O lançamento foi feito pelo governo do estado, por meio das secretarias de Governo e Gestão Estratégica e de Administração. O sistema será iniciado no dia 1° de janeiro de 2024.
A plataforma deve implementar processos administrativos digitais para eliminar o uso de papel. Desta forma, os processos terão maior agilidade, sendo sustentável, com foco na responsabilidade ambiental e gerando ainda uma economia aos cofres públicos. “Não foram só processos as relações das pessoas com serviços, com banco, com compra, comunicação. Tudo foi transformado e não é diferente na relação do governo com a sociedade. Para isso nós temos que atuar em duas frentes: Naquela dos serviços, com a sociedade de uma maneira geral e outra interna nos processos, na extinção às vezes de impressão”, comentou Riedel.
A ação integra a premissa do Governo Verde, Digital, Próspero e Inclusivo e inicia a transição prevista no Marco Temporal, em que a partir de 1° de janeiro de 2024 todos os novos processos da gestão pública deverão ser 100% digitais.
Para a titular da SAD (Secretaria de Administração), Ana Nardes, explicou que a mudança poderá depender do gestor de cada secretaria. Ela destacou ainda que as tramitações físicas ainda devem continuar a existir. “Tramitaremos os processos administrativos entre mais de uma unidade. A gente ainda vai conviver com os processos físicos, pois o gestor da unidade que quiser continuar a tramitar os processos físicos podem optar por isso. Ele também poderá optar por migrar todos os processos que já existem pra dentro (do sistema), ou escolher a tramitação mista, digital e físico”, disse.
Além da assinatura, foi apresentado ainda no lançamento cronograma do projeto e das capacitações dos servidores.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Especialista explica regras da pré-campanha e limites para candidatos

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Bolsonaro tem piora da função renal e aumento de inflamação

Lula defende supervisão médica para uso de Ozempic: 'não é um prêmio'

Brasil, Colômbia e México pedem cessar-fogo no Oriente Médio

Paulo Duarte quer encontro com a direção nacional do PSB antes de sair do partido

Barbosinha confirma saÃda do PSD e avalia filiação ao Republicanos

PSDB organiza ato de filiação para ampliar base em Campo Grande

Sem definir partido, Simone confirma disputa ao Senado por São Paulo


Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (Foto: Adriano Miguel)



