O Projeto de Lei que institui o Programa Escola Sem Partido no sistema estadual de ensino voltou a ser debatido na sessão desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa.
A proposta causou discussão entre os deputados contrários e favoráveis. Para defender seus argumentos, alguns parlamentares se alteraram na tribuna.
Os deputados Amarildo Cruz, Pedro Kemp e João Grandão defenderam que o projeto é inconstitucional e prejudica a formação dos estudantes ao proibir debates de temas da atualidade. "É uma excrescência, um atentado ao direito do professor de educar. Os alunos estão se mutilando, tentando ou cometendo suicídio. Temos é que discutir mais todos os temas em sala de aula", disse Kemp.
O deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB), que era favorável, reviu a própria posição a respeito da proposta. "Sou contra qualquer tipo de indução em sala de aula. Tem que haver debate, com liberdade de expressão. Tem que haver compreensão e respeito", explicou.
A deputada Mara Caseiro, autora da proposta, ressaltou que respeita toda opção sexual, religiosa ou política, mas que não aceita imposições e constrangimentos. Mara leu os artigos do projeto que tramita na Casa de Leis e defendeu a "neutralidade do Estado", enfatizando que não cabe aos educadores impor convicções aos alunos.
A deputada informou que cancelou a audiência pública, que seria realizada nesta tarde para debater o Projeto de Lei, para garantir a segurança de quem participaria das discussões. "Já tentamos discutir a proposta na Câmara Municipal, e não nos permitiram, e hoje já tínhamos notícia que não deixariam também. Por questões de segurança, resolvemos cancelar", justificou.
Não há previsão para uma nova audiência pública para debater a pauta.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025







