O governo dos Estados Unidos cancelou os vistos da mulher e da filha de 10 anos de Alexandre de Padilha, ministro da Saúde do governo Lula (PT).
As duas estão no Brasil e foram informadas nesta manhã por comunicados do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, que indicam que, após a emissão, surgiram informações de que não eram mais elegíveis para entrar no país.
Padilha, que liderou a pasta em 2013 durante a criação do programa Mais Médicos, afirmou ao blog da Ana Flor que seu próprio visto está vencido desde 2024, portanto não foi afetado.
Segundo os documentos, o cancelamento impede a entrada nos Estados Unidos e, caso já esteja em solo americano, a pessoa pode permanecer até o fim da validade do visto, que é revogado assim que deixa o país.
Sanções a funcionários do Mais Médicos
Nesta semana, o Departamento de Estado dos EUA também revogou vistos de outros brasileiros ligados ao programa Mais Médicos, como Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais e atual coordenador-geral para a COP30.
A embaixada americana em Brasília classificou o programa como “um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da Opas [Organização Panamericana da Saúde]”.
Padilha defendeu o programa, afirmando que ele “sobreviverá a ataques injustificáveis de quem quer que seja” e que “salva vidas e é aprovado por quem mais importa: a população brasileira”.
Outras revogações e contexto político
Além do Mais Médicos, os EUA também revogaram vistos de familiares de ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes, e de outros sete integrantes da Corte.
Ficaram de fora apenas André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux. Na mesma ocasião, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, teve o visto suspenso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Ministro Alexandre Padilha durante pronunciamento (Ton Molina/Estadão Conteúdo)



