O deputado Fábio Trad (PSD-MS) se reuniu com o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para pedir a inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) de exame que antecipa o diagnóstico de câncer colorretal. O estado está entre os dez primeiros estados com maior índice de mortalidade.
Devido aos números preocupantes e a colocação que Mato Grosso do Sul ocupa, o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) reuniram-se na segunda-feira (15) com Mandetta. A audiência contou também com as presenças de representantes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da irmã da parlamentar, Maria Eduarda Tebet.
“Conversamos com o ministro sobre a viabilidade de incluir no Sistema Único de Saúde um exame que previne o câncer colorretal por meio das fezes, procedimento que inclusive já é realizado em diversos países do mundo”, afirmou Fábio.
Investimentos
Na sequência, o deputado Fábio Trad entregou nas mãos do ministro um ofício solicitando recursos para a área de saúde da capital e demais municípios de Mato Grosso do Sul.
“Foi um encontro muito proveitoso e tenho certeza de que em breve termos boas novidades para a população sul-mato-grossense, que carece urgentemente de melhorias na área da saúde”, disse Trad.
Dados
O câncer do intestino grosso (também conhecido como câncer de cólon e reto ou câncer colorretal) é a terceira neoplasia com maior incidência no Brasil. Trata-se do segundo câncer mais frequente em mulheres (52%) e o terceiro entre os homens (48%), com 36.360 de novos casos previstos para o biênio 2018 e 2019.
Uma das maneiras de reduzir esses números alarmantes e ampliar as chances de cura da doença é antecipando o prognóstico e o diagnóstico. Este, segundo o deputado Fábio Trad, foi o principal tema da pauta do encontro com o ministro.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo na sexta-feira

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Tarcísio chega em comboio à Papuda para visitar Bolsonaro

TRE-MS retoma julgamentos com foco em irregularidades eleitorais

Com ano eleitoral, Senado inicia 2026 com novo equilíbrio entre bancadas

Veto que pode suspender aumento da taxa do lixo vai a votação em 3 de fevereiro

Ana Portela vê manifestação em Brasília como marco político para 2026

Planalto reforça segurança antes da chegada de Nikolas Ferreira em Brasília

No Dia do Aposentado, Beto Pereira reforça debate sobre fraudes no INSS


Fábio Trad aproveitou também para pedir ao ministro Mandetta a viabilização de mais verbas a saúde de Mato Grosso do Sul (Assessoria)


