A Fiems enviou ao senador Nelsinho Trad (PSD) um ofício pedindo apoio do Senado, para que ele interceda pelo setor empresarial em relação à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), de manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.
Em resposta ao pedido da Fiems, o senador publicou em suas redes sócias, nesta sexta-feira (10/02), um vídeo onde comenta que a autonomia do BC é bem-vinda, além de destacar que esse é o método adotado em diversos outros países.
“Gera um equilíbrio entre aquele que foi instituído, debatido, sabatinado e aprovado pelo Congresso Nacional, e o governo que entra, seja ele qual for o campo ideológico. Isso se molda diante das economias de sucesso mundo afora. Qualquer alteração nessa questão é um retrocesso para a economia brasileira”, disse o senador.
Apesar do apoio à autonomia do banco, o Nelsinho explicou que é preciso compreender que todas as vezes em que se tem uma inflação controlada e baixa, e uma taxa de juros alta, há reflexos na vida da população, e por isso é necessária uma discussão aberta sobre o tema.
Para o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a Selic em 13,75% ao ano inibe investimentos, reduzindo o crescimento, a geração de empregos e renda, o que, por sua vez, causaria aumento do pagamento de juros da dívida pública, além de um nível ainda maior de endividamento da população.
“A situação é preocupante porque, em razão da queda de vendas, natural nesse período do ano, as empresas ainda passam a ter dificuldade de pagamento. Diante desse cenário, temos pressionado nossos parlamentares para que nos ajudem a encontrarmos a solução. Veja que inflação na casa de 5% e juros na casa de 13% não combinam muito”, destacou Longen.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmara aprova projeto que destina R$ 8,7 milhões para assistência social e saúde

Processos da Lava Jato sobre caixa 2 de partidos são arquivados

Assembleia analisa projeto para instalação do "botão do pânico" nas escolas

Adriane tem papel de destaque 4ª Smart City Expo 2023

Senado aprova projeto que nomeia Ayrton Senna como Patrono do Esporte do Brasil

Gerson Claro pede manutenção emergencial em trechos de rodovias de MS

Deputados votam alteração na Lei de licença-maternidade para servidoras

Vereadores votam projeto contra intolerância religiosa nesta terça-feira

Gerson quer que a concessão da BR-163 siga exemplo do Estado
