Nesta quinta-feira (20), o Governo de Mato Grosso do Sul discutiu estratégias geopolíticas e agendas econômicas para a Rota Biocêanica com representantes do Chile, Argentina e Paraguai.
Bolívia e Peru enviaram representantes dos governos locais, pois os dois países têm interesse em se integrar ao projeto.
O governador do Estado, Eduardo Riedel, realizou a abertura do evento, e aproveitou a oportunidade para apresentar um cenário de oportunidades, transformação econômica, investimentos em infraestrutura, redução de custos logísticos, acesso a novos mercados na Ásia e diversificação na cesta de exportação de produtos dos quatro países.
Riedel também elogiou a participação de pesquisadores de universidades sul-mato-grossenses, que estudam a Rota, no evento. O governador garantiu que com a implantação do corredor será superado "desafios seculares entre as fronteiras, estimulando as culturas entre os países e suas economias". Além de ressaltar os investimentos que estão sendo realizados sobre a ponte do rio Paraguai, em Porto Murtinho.
“O contorno rodoviário de acesso à ponte já começam a ser feitos no mês que vem. Já foi licitado, com previsão de início das obras em julho, investimentos de 472 milhões de reais por parte do governo federal brasileiro", disse.
O evento faz parte do 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que acontece até sexta-feira (21), na cidade paraguaia de Loma Plata. A ação visa apresentar temas como a logística, o turismo, o desenvolvimento sustentável e vários outros assuntos em torno do futuro industrial de toda a região que compõe a Rota.
Mais de 600 pessoas participam do encontro, incluindo delegados internacionais e empresários dos quatro países que compõem o corredor.
Uma série de convênios entre os ministérios paraguaios e os estados de Boquerón, Alto Paraguay e Presidente Hayes foram assinados para efetivar políticas públicas que viabilizem o corredor bioceânico. Acordos internacionais chancelados desde 2015, preveem que a nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros, encurtando a distância entre o Brasil e a Ásia em 8 mil km - equivalente a 15 dias.
Integram a comitiva brasileira, o secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck; o assessor da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Luiz Alexandre Gomes; o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; e o presidente da comissão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sobre a Rota Bioceânica, deputado estadual Zeca do PT.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Eduardo Riedel realizando a abertura o evento (Reprodução)



