Prometendo desenvolver ações conjuntas voltadas para os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel e o Sebrae assinaram um Termo de Cooperação Institucional para resgatar a identidade, cultura e gerar rendas nas comunidades por meio do Empretec. O objetivo do programa é despertar o empreendedorismo nas lideranças e nos profissionais que atuam na área, já que hoje o Estado conta com 116 mil indígenas espalhados pelos 79 municípios.
Eduardo Riedel apontou que sabe o que cada comunidade tem uma vontade e oportunidade diferente, mas que vai ajudar todos dentro da realidade de cada um com a ajuda do Empretec. "O Estado vai estar presente em cada uma delas, levando qualificação, capacitação. Seguindo a visão de cada uma, para poder transformar essa realidade", disse.
Fernando Souza, subsecretário de Políticas Públicas dos Povos Originários, disse que o Estado já possuía algumas iniciativas, mas nem sempre eram bem vistas ou colocadas em prática, mas com o termo de cooperação, a realidade pode ser diferente a partir de agora.
Décio Nery de Lima, presidente do Sebrae, afirma que a assinatura do termo e a expansão do Empretec representa "uma obra de valor humano". Claudio Mendonça, diretor do Sebrae, aponta que a ideia é ampliar ainda mais o Empretec levando oportunidades para as comunidades indígenas, trazendo desenvolvimento, a inclusão das pessoas pelo trabalho e pelas oportunidades.
A secretária de Estado e Cidadania, Viviane Luiza da Silva, pontua que esse programa em pretérito indígena, para além do empreendedorismo, é também a autonomia econômica, a sustentabilidade dentro dos territórios e, além disso, para o protagonismo das mulheres.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TCE julga irregulares contas da Câmara de Campo Grande de 2016 e multa João Rocha

PX, ex-policial militar, perde salário de quase R$ 20 mil

Vander lança candidatura à presidente do PT-MS neste sábado

Proposta cria o Dia Estadual da Mulher Instrumentista

Gerson Claro é convidado para a abertura do "Jubileu das Autoridades"

Governo propõe doação de terreno para moradias na Comunidade Tia Eva

Em Nova Iorque, Riedel participa de evento de bioenergia para atrair investimentos

Lula irá ao velório de Pepe Mujica no Uruguai

Sefaz poderá ser responsável pela isenção de ICMS aos templos religiosos
