A pesquisa registrada com o número MS-09456/2016 e divulgada hoje pelo Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul (Ipems), no jornal Correio do Estado, tem diferenças pequenas em relação à de sábado divulgada pelo Ibope.
Mas como esta tem uma margem de erro de 4,9%, fica estabelecido um novo empate técnico entre Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB).
Isso porque pelos números de hoje, Marquinhos teria 35,67% e Rose Modesto 26,15%. Com isso, há a possibilidade matemática de Trad ter 30,77% e Rose 31,05%,o que coloca os dois praticamente empatados no limite da margem de erro.
O levantamento do Ipems dispensa maiores comentários. Ele é muito parecido com o do Ibope e mostra Trad um pouco mais alto como única alteração perceptível.
Fica comprovado também que o prefeito Alcides Bernal caminha para uma derrota humilhante, pois existem poucos fatores que possam quebrar uma polarização PSDB-PSD, que vai se consolidando a cada dia de campanha, em cada pesquisas que será divulgada, nas esquinas ou nos bairros.
Um detalhe técnico: a rejeição de Marquinhos e Rose é praticamente igual, em torno de 15% (15,82% Marquinhos e 15,20% Rose).O número sugere que essa eleição pode estar caminhando para um quadro de equilíbrio entre os dois primeiros colocados na disputa. Isso porque a repulsa do eleitor a um determinado candidato atua como fator limitador e esse problema tem a mesma dimensão para os dois líderes.
Nessa mesma conta de rejeição, os 43,51% da população que não querem mais Bernal e o rejeitam tornam as possibilidades do prefeito da capital voltar ao jogo no mínimo remotas.
A pesquisa do Ipems ainda apresenta Alex do PT em quarto lugar, com 2,04%; seguido por Athayde Nery (PPS), com 1,27; Marcelo Bluma (PV) com 1,27%; Coronel David (PSC) com 1,26%; Rosana Santos (PSOL) com 0,75%; Elizeu Amarilha (PSDC) com 0,52; Suél (PSTU)com 0,28%; Arce(PCO) com 0,36; Lauro Davi (PROS) com 0,26%; Pedrossian Filho (PMB) com 026%; Adalto Garcia (PRTB), com 0,23%; Aroldo Figueiró (PTN) com 0,23. Indecisos e "nenhum deles" somam 14,02%.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato







